A relação entre a infraestrutura escolar e as aulas de educação física

Autores

Palavras-chave:

Educação física, Infraestrutura, Escola, Educação

Resumo

Analisar a Educação Física (EF) nas escolas pode nos levar à afirmação de que ela exerce um papel fundamental, principalmente a se considerar a diversidade de situações que a sua prática apresenta aos alunos e alunas para descobrir e criar novos movimentos. O objetivo do presente estudo foi verificar as possíveis relações entre a infraestrutura das escolas e as aulas de EF, pois nota-se a necessidade de se pesquisar sobre a realidade do ambiente físico no qual são desenvolvidas as aulas de EF, identificando, assim, esse espaço em relação à qualidade e à sua quantidade. Como procedimento metodológico, empregou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão. A partir disso, realizou-se o aporte em pesquisas realizadas por outros autores que abordaram o tema proposto. Para tal, o aporte teórico do estudo foi estabelecido mediante levantamento de artigos nas reconhecidas bases de dados Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes. Assim, o estudo se justifica a partir da conscientização dos professores de EF de que o espaço destinado às suas aulas deve oferecer segurança para os seus alunos, bem como a observação do material específico que está disponível para seu desempenho. A partir dos resultados alcançados por intermédio do presente estudo, foi possível observar que, segundo a percepção dos autores consultados, a falta de infraestrutura e materiais adequados nas aulas de EF é um problema que afeta negativamente a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos. É importante destacar que a EF é um componente curricular relevante para o desenvolvimento físico, mental e social dos estudantes, e, portanto, é crucial que as condições adequadas estejam disponíveis para garantir um ambiente de aprendizado seguro e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Raphael Rodrigues et al. Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Ciência & Trópico. Recife, v. 45, n. 1, p.159-190, 2021

BELTRAME, Mauria Bontorin; MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Edificações escolares: infraestrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009

BERTINI JÚNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v.27, n. 3, p.467-83, Jul./Set, 2013

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

CORDOVIL, Alenir de Pinho Romoaldo et al. O espaço da educação física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 834-847, out./dez. 2015

FERREIRA NETO, Rubem Barboza. Infraestrutura escolar e educação física: tensões e conflitos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 76, p. 231-256, jan./abr. 2020

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, Cascavel – PR, v. 18, n. 1, p. 49-54, 2020

ROCHA, Alex Amanajás. Educação física escolar: análise da estrutura física e ações metodológicas como desafio ao processo de aprendizagem em espaços adaptados. Brasília – DF: Universidade Federal de Brasília, 2012, Trabalho de Conclusão de Curso. Programa de Pró-Licenciatura da Universidade de Brasília

SANTOS, Bruno Freitas. Esporte no contexto escolar: esporte e escola. Revista Brasileira do Esporte Coletivo, Vitória de Santo Antão-PE, v. 2, n. 2, p. 4-16. 2018

SILVA, V. R; MACIEL, Marcos. A infraestrutura escolar e sua influência nas aulas de educação física. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, Edição Especial, n. 1, p 368-378, 2012

TENÓRIO, Maria Cecília Marinho et al. Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas/RS, v. 4, n. 17, p. 307-313. 2012

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Cláudio Delunardo Severino, & Ariana Cristine de Almeida Ribeiro. (2023). A relação entre a infraestrutura escolar e as aulas de educação física. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/971

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)