A educação física e as práticas corporais

a questão de gênero

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Gênero, Igualdade

Resumo

Mesmo com a reflexão a respeito da construção cultural das identidades de gênero a partir das influências do contexto histórico-cultural acerca do ‘masculino/feminino’ e, também, da legitimação das condutas e da efetiva participação de homens e mulheres em todos os âmbitos da sociedade, ainda é possível perceber o preconceito e atitudes discriminatórias em relação à participação das mulheres em âmbitos distintos. Em se tratando do espaço da Educação Física, a distinção entre gêneros fica em evidência por intermédio de comparações, comentários pejorativos, argumentos de expressões corporais, culturais e sociais e atitudinais. O objetivo do presente estudo foi investigar as particularidades que envolvem a presença das mulheres no ambiente da Educação Física. Para isso, o caminho metodológico percorrido tratou-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e, assim, buscou-se informações contidas em publicações produzidas anteriormente voltadas para o tema a ser observado e, para tal, o aporte teórico do presente estudo foi estabelecido mediante levantamento de livros e artigos nas reconhecidas bases de dados Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes. O estudo se justifica pela possibilidade da obtenção de um conjunto de informações que oportunizem a docentes, acadêmicos e acadêmicas um entendimento acerca das práticas corporais, a participação das mulheres e as dificuldades enfrentadas por estas no sentido de fazer com que o universo da Educação Física se caracterize como um espaço não discriminatório, independente do gênero de seus praticantes. Percebeu-se que as questões de gênero ainda são um grande desafio para a Educação Física e o esporte. A exclusão de mulheres de certas modalidades, cargos de liderança e a desvalorização do desempenho feminino em comparação com o masculino evidenciam a presença da hierarquia de gênero no esporte e na Educação Física. Além disso, a sexualização do corpo feminino é uma prática comum no ambiente esportivo, o que pode levar a objetificação e a desvalorização das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018

CONCEIÇÃO, Antônio Carlos Lima da. Teorias feministas: da “questão da mulher” ao enfoque de gênero. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa-PB, v. 8, n. 24, p. 738-757, 2009

COUTO, Aline Guimarães; DITTRICH, Alexandre. Feminismo e análise do comportamento: caminhos para o diálogo. Revista Perspectivas, São Paulo-SP, v. 8, n. 8, p. 147-158, 2017

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo-SP: Boitempo, 2016

FIRMINO, Carolina Bortoleto Empoderamento e relações de poder: a cobertura feminista da Copa do Mundo da Rússia pelo projeto dibradoras. FuLiA / UFMG, Belo Horizonte - MG, v. 4, n. 1, p. 23-38, jan./abr., 2019

GOELLNER, Silvana Vilodre. Imperativo de ser mulher. Motriz, Rio Claro – SP, v. 5, n. 1, p. 40-42, junho, 1999

______. A Educação dos Corpos, dos Gêneros e das Sexualidades e o Reconhecimento da Diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p.71-83, mar. 2010

HAHN, Noli Bernardo; STRÜCKER, Bianca. Lugar de mulher é... onde ela quiser! Papéis sociais pautados no gênero e breves apontamentos sobre o feminicídio. RDL, Natal/RN, v. 22, n. 2, p. 193-225, maio/ago. 2020

MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Bruna Saurin. Incorporar meninas nas aulas de esporte: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte. Revista Pensar a Prática, Goiânia-GO, v. 23, 2020

OLIVEIRA, Caroline Silva de. Mulheres em quadra: o futsal feminino fora do armário. Campo Grande-MS: UFMS, 2008. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2008

PRADO, Vagner Matias do et al. Condutas naturalizadas na educação física: uma questão de gênero? Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 59-77, jan./abr. 2016

RIGO, Graciane Taglian. Constrangimentos nas aulas de educação física: relatos de alunas do ensino médio. Porto Alegre: UFRGS, 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022

ROSA, Marcelo Victor et al. Preconceito contra a mulher na educação física escolar no nono ano. Revista Prâksis, Novo Hamburgo-RS, n. 1, v. 17, p. 101-117, jan./abr. 2020

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, Campinas-SP, ano XIX, n. 48, p. 52-68, 1999

STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. Trad. Mirna Pinsky. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2015

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Cláudio Delunardo Severino, & Bianca Silva Pereira. (2023). A educação física e as práticas corporais: a questão de gênero. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1009

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)