A natação para bebês como instrumento para o desenvolvimento motor
Palavras-chave:
Natação, Bebês, Desenvolvimento motorResumo
A prática da Natação é compreendida como um contributo para prevenção e correção de problemas posturais, auxilia no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, na melhoria da coordenação e pode ser considerada como um instrumento favorável para um relacionamento melhor consigo e com os outros. a Natação é uma modalidade esportiva que, quando introduzida desde o início da vida, contribui para o desenvolvimento motor, socialização e formação cognitiva. A Natação é uma modalidade esportiva que, quando introduzido desde o início da vida, contribui para o desenvolvimento motor, socialização e formação cognitiva. O presente estudo tem como objetivo analisar os benefícios da prática da Natação para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos e, como procedimento metodológico, empregou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão e, para tal, o aporte teórico do estudo foi estabelecido mediante levantamento de artigos nas reconhecidas bases de dados Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes. Observou-se que a prática de Natação contribui para prevenção e correção de problemas posturais, apresenta melhorias para capacidade cardiorrespiratória e coordenação. Além disso, a ações voltadas para a adaptação ao meio líquido proporciona segurança, traz as primeiras lições de auto salvamento. previne doenças e apresenta evolução no condicionamento físico.
Downloads
Referências
AZEVEDO, D. C. O. Contribuição da natação no desenvolvimento motor de bebês. Vitória de Santo Antão – PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2018, Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física - Bacharelado.
BROUCO, G. R. O lúdico e a adaptação ao meio líquido de crianças com medo. Revista da Educação, Umuarama - PR, v. 16, n. 2, p. 243-255, jul. 2016.
GNOATTO, F. A. L. Os benefícios da natação para bebês de 6 a 36 meses. Sorriso - MT: FACEM – Faculdade Centro Mato-grossense, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física – Bacharelado.
GOMES, R. C. A. Natação para bebês: motivos para a realização desta prática corporal segundo os pais e/ou responsáveis. Goiânia - GO: Universidade Federal de Goiás, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física – Bacharelado.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas-SP, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012.
RAIOL, P. A. F. S; RAIOL, R. A. Aulas de natação para bebês: capacidades motoras e princípios do treinamento. Educação Física em Revista, Lisboa-PT, v. 5, n. 3, p.3-8, dez. 2011.
SANTOS, B. F. Esporte no contexto escolar: esporte e escola. Revista Brasileira do Esporte Coletivo, Vitória de Santo Antão-PE, v. 2, n. 2, p. 4-16. 2018.
SILVA, C. G. S. et al. Natação Para Bebês. Jundiaí – SP: Fontoura, 2015.
SILVA, L. S. Os elementos lúdicos nas aulas de natação para bebês. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física – Bacharelado.
SILVA, M. L. F. et al. Natação para bebês e sua complexidade: uma revisão bibliográfica. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, Campinas-SP, v. 13, n. 3, p. 1-9. 2021.
SOARES, D. V. et al. Iniciação a natação infantil. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes – RO, v. 5, n.2, p. 98-
, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.