Pedagogia do esporte e possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de esportes coletivos de invasão

basquetebol e handebol

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte, Esportes de invasão, Basquetebol, Handebol

Resumo

A prática esportiva envolve dimensões que podem representar importante papel na formação de um indivíduo, por exemplo, a ética, a cooperação e o desenvolvimento da autonomia. Nesse sentido, a Pedagogia do Esporte, na condição de disciplina relacionada à Ciência do Esporte, apresenta como objetivo o estudo acerca do ensino, da vivência, da aprendizagem e do treinamento esportivo. Além disso, ela acumula informações a respeito da organização, sistematização, aplicação e avaliação das práticas esportivas nas suas mais distintas manifestações. O presente estudo objetiva é apresentar, sob a perspectiva da Pedagogia do Esporte, possíveis contribuições dos aspectos metodológicos para o processo de ensino e aprendizagem de modalidades de invasão, aqui especificamente em se tratando do Basquetebol e do Handebol. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizadas as bases de dados Scielo e Google Scholar para a obtenção de artigos, além de outras publicações que abordaram o tema proposto. Percebeu-se a reflexão por parte de pesquisadores acerca do amadurecimento de um novo significado para o ensino das modalidades referidas, baseado na formação de indivíduos mais humanos e possuidores de um posicionamento crítico em relação ao contexto no qual estão inseridos, e não apenas ao ensino e a aprendizagem de gestos específicos associados a uma determinada modalidade esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONELLI, M. et al. Pedagogia do esporte e basquetebol: considerações para a elaboração de programa esportivo a partir do Clube Divino Salvador, Jundiaí – SP. Conexões, Campinas, v. 10, n. 2, p. 49-65, maio/ago. 2012.

BENTO, J. O. Desporto e humanismo. O campo do possível. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999.

Da pedagogia do desporto. In: TANI, G. et al. (Orgs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CAGLIARI, M. S. Pedagogia do esporte e TIC: contribuições para o ensino do handebol na educação física escolar. 2018, 106f. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias do Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DARIDO, S. C et al. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018.

FREIRE, I. B.; MEDEIROS, R. M. N. Esporte de invasão na perspectiva de aulas abertas no ensino: um relato de experiência. Cadernos de Formação RBCE, Brasília, p. 44-54, mar. 2016.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA A. J. A educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.751-761, jul./set. 2010.

GALATTI, L. R et al. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. ARQUIVOS em Movimento, Rio de Janeiro, v.8, n.2, p.79-93, jul/dez. 2012.

GALATTI, L. R et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-162, 1. trim. 2014.

MACHADO, G. V. et al. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p. 164-176, dez. 2012.

NÉ, R.; BONNEFOY, G.; LAHUPPE, Henri. Ensenar balonmano para jugar em equipo. Barcelona – España: INDE publicaciones., 2000.

NORI, C. Boleiros da areia: o esporte como expressão de cultura e cidadania. São Paulo: SESC, 2002.

OLIVEIRA, V.; PAES, R. R. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. EFDeportes. Com. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 71, abr. 2004.

PAES, R. R.; BALBINO, H. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

_____ et al. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

REVERDITO, R. S., SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2009.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p. 283-300, abr./jun. 2012.

SADI, R. S. et al. Pedagogia do esporte: esporte escolar – curso de extensão. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação à Distância, 2004.

SADI, R. S. et al. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010.

SCAGLIA, A. J.; SOUZA, A. Pedagogia do esporte: In: BRASIL. Comissão de Especialistas - ME. Dimensões pedagógicas do esporte. Brasília: UNB/Cad, 2004.

SILVA, N. L.; FERREIRA, M. S.; PASKO, V. C.; RESENDE, H. G. A prática do handebol na cultura físico-esportiva de escolares do Rio de Janeiro. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 123-143, out./dez. 2011.

VIEIRA, J. L. L.; VIEIRA, L. F. Análise e Ensino do Handebol in BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S.; TANI, G. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2006.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Cláudio Delunardo Severino, & Érik Imil Viana Farani. (2022). Pedagogia do esporte e possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de esportes coletivos de invasão: basquetebol e handebol. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/142

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)