A gamificação como metodologia de ensino da semiologia médica
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.962.2023Palavras-chave:
Gamificação, Jogos Semiológicos, Metodologia Ativa, Semiologia MédicaResumo
O presente artigo visa realizar um relato de experiência sobre o funcionamento do projeto de extensão Jogos Semiológicos, do UNIFOA, no município de Volta Redonda/RJ. O objetivo do projeto é fomentar o processo ativo de ensino aos estudantes. Para tanto, as atividades dos Jogos Semiológicos possuem caráter estritamente prático, em que estimula-se a revisão de conteúdos previamente estudados para a elaboração, aplicação e resolução das questões. São formados grupos de estudantes da mesma turma, para responder às perguntas. Aquele que respondeu corretamente, ganha a pontuação referente à questão. Dessa forma, o grupo ganhador dos jogos é aquele que conseguir pontuar mais. Entretanto, independente da equipe ganhadora, o aprendizado é compartilhado entre todos os participantes, uma vez que todos os alunos devem revisitar conteúdos previamente estudados e revisar a semiotécnica dos exames clínicos, demonstrando ser uma estratégia eficaz para envolver os alunos, promover aprendizagem ativa e facilitar a compreensão do conteúdo.
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