Desenvolvimento de uma empresa fictícia por alunas do terceiro ano do ensino médio

contextualizando conceitos de física e empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.954.2023

Palavras-chave:

metodologias ativas, circuitos elétricos, relação pedagógica, educação empreendedora, consolidação do conhecimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo consolidar o conhecimento construindo e resolvendo problemas utilizando o poder das metodologias ativas no ensino de ciências, tecnologia, engenharia. A pesquisa conduzida demonstrou que a utilização de abordagens ativas contribui para o aumento do engajamento dos estudantes, favorecendo um aprendizado mais profundo e significativo. A adoção de práticas ativas permitiu a compreensão aprofundada dos estudantes sobre dispositivos elétricos e o ciclo produtivo. A investigação ressalta as complexidades inerentes ao ensino de conceitos de física e eletricidade, enfatizando que a aplicação de atividades dinâmicas e a construção de uma relação pedagógica próxima entre docentes e discentes são elementos fundamentais para um aprendizado eficaz. Adicionalmente, destaca-se a relevância da educação empreendedora, a qual se revela essencial na preparação dos estudantes para os desafios futuros, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade. O estudo foi realizado na Escola Estadual CIEP 291 Dom Martinho Schlude, localizada na cidade de Pinheiral. Os alunos do terceiro ano do ensino médio foram convidados a criar produtos que empregassem os fundamentos de circuitos elétricos, assim como a criar uma empresa fictícia que os fabricasse. O projeto alcançou seu objetivo e proporcionou oportunidades únicas de aprendizado, colaboração e resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHENG, Lin Chih; DE MELO FILHO, Leonel Del Rey. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Blucher, 2007

CUNHA, António Pedro de Campos Ruão da et al. O desenvolvimento de produto. 2013.

DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.; VEIT, Eliane A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: parte I - circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física , [s. l.], 2006. DOI 10.1590/S1806-11172006000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/mgGq3WMCwxR9GSsgMMtFfdh/?lang=pt#. Acesso em: 11 ago. 2023.

MARTINS, Humberto Falcão; MOTA, João Paulo; MARINI, Caio. Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública. Cadernos EBAPE. BR, v. 17, p. 49-67, 2019.

MELLO, Mario Fernando; NUNES, Luciano De Los Santos. A importância da Educação Empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 8, n. 13, p. 152-173, 2018.

MORAN, José Manuel. Aprendizagem significativa. Portal Escola conectada,[entrevista], 2008

MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, são paulo, v. 32, ed. 94, p. 73-80, 11 ago. 2023. DOI 10.1590/s0103-40142018.3294.0006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/. Acesso em: 11 ago. 2023.

SCHAEFER, Ricardo; MINELLO, Italo Fernando. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 60-81, 2016.

MARTINS, Humberto Falcão; MOTA, João Paulo; MARINI, Caio. Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública. Cadernos EBAPE. BR, v. 17, p. 49-67, 2019.

SILVA, Dayvid Bruno Fernandes da; BOZELLI, Fernanda Cátia. Influências de metodologias de aula nos discursos sobre aula de Física de estudantes do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 36, n. 3, 2019. DOI 10.5007/2175-7941.2019v36n3p599. Disponível em: file:///C:/Users/julia/Downloads/DialnetInfluenciasDeMetodologiasDeAulaNosDiscursosSobreAu-7266399.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

VEIGA, José Eli da. Indicadores de sustentabilidade. Estudos avançados, v. 24, p. 39-52, 2010

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Letícia Lima Mirra, Lívia da Silva Balbino, Ana Júlia Carvalho da Silva, Beatriz dos Santos Machado, Ester Gomes Fonte dos Santos, Daniele Cristina dos Santos, Douglas do Couto Soares, & Julia Cardoso Landim. (2023). Desenvolvimento de uma empresa fictícia por alunas do terceiro ano do ensino médio: contextualizando conceitos de física e empreendedorismo. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.954.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)