Desenvolvimento de uma empresa fictícia por alunas do terceiro ano do ensino médio
contextualizando conceitos de física e empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.954.2023Palavras-chave:
metodologias ativas, circuitos elétricos, relação pedagógica, educação empreendedora, consolidação do conhecimentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo consolidar o conhecimento construindo e resolvendo problemas utilizando o poder das metodologias ativas no ensino de ciências, tecnologia, engenharia. A pesquisa conduzida demonstrou que a utilização de abordagens ativas contribui para o aumento do engajamento dos estudantes, favorecendo um aprendizado mais profundo e significativo. A adoção de práticas ativas permitiu a compreensão aprofundada dos estudantes sobre dispositivos elétricos e o ciclo produtivo. A investigação ressalta as complexidades inerentes ao ensino de conceitos de física e eletricidade, enfatizando que a aplicação de atividades dinâmicas e a construção de uma relação pedagógica próxima entre docentes e discentes são elementos fundamentais para um aprendizado eficaz. Adicionalmente, destaca-se a relevância da educação empreendedora, a qual se revela essencial na preparação dos estudantes para os desafios futuros, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade. O estudo foi realizado na Escola Estadual CIEP 291 Dom Martinho Schlude, localizada na cidade de Pinheiral. Os alunos do terceiro ano do ensino médio foram convidados a criar produtos que empregassem os fundamentos de circuitos elétricos, assim como a criar uma empresa fictícia que os fabricasse. O projeto alcançou seu objetivo e proporcionou oportunidades únicas de aprendizado, colaboração e resolução de problemas.
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