Gestão de Estoque

Aplicação de indicadores em uma loja de tintas

Autores

Palavras-chave:

Análise ABC, Estoque de segurança, Estoque meta, Giro de estoque, KPIs

Resumo

Atualmente as empresas buscam melhorar seu desempenho para acompanhar as exigências dos clientes e superar sua concorrência. Uma dificuldade das pequenas empresas é a organização e a gestão do estoque. Visto isso, este estudo de caso tem como objetivo propor uma metodologia para a gestão do estoque de uma microempresa do ramo de tintas. A empresa apresentada fica localizada em Volta Redonda-RJ, e nela foi realizado um estudo de caso de natureza aplicada, utilizando uma abordagem quantitativa com uma pesquisa descritiva. Para que fosse possível o alcance do objetivo. Utilizou-se a ferramenta de análise ABC, para identificar quais itens representam maior relevância e também a realização de cálculos de estoque de segurança, estoque meta e giro de estoque, com o intuito de identificar se o estoque mantido pela empresa era adequado a fim de propor soluções. Com isso verificou-se que a organização estava mantendo uma quantidade de produtos que não representava sua demanda, seu estoque era suficiente para cerca de seis meses de demanda, o que ocasionava problemas com a organização do espaço interno da loja e produtos em quantidade além do necessário, entretanto o método desenvolvido pôde auxiliar na solução desse problema, tendo um estoque que gire duas vezes ao mês, reduzindo essas dificuldades que a gestão enfrentava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. rev. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, Donald J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: [s. n.], 2014.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo [S. l.: s. n.], 2009.

KRAJEWISKI, Lee J.; RITSMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 8. ed. rev. São Paulo: Pearson, 2009.

PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. 3. ed. São Paulo: Érica, 2019.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2020.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Julia Cardoso Landim, Beatriz Aparecida da Silva Alvez, Maria Eduarda Ramos Gomes, Carlos Eduardo Teobaldo Aves, João Adelino de Faria Junior, Sérgio Ricardo Bastos de Mello, Sirlei Aparecida de Oliveira Bubnoff, & Janaina da Costa Pereira Torres de Oiveira. (2023). Gestão de Estoque: Aplicação de indicadores em uma loja de tintas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1078

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)