Gestão de recursos hídricos e modelo institucional

Autores

  • Benevenuto S. Santos Docente do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda, FOA/UniFOA.
  • Juliana de Castro Santos Discente e pesquisadora do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda, FOA/UniFOA.
  • Jullia Aléxia Fusco Teixeira Discente e pesquisadora do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda, FOA/UniFOA.

Palavras-chave:

recursos hídricos, federalismo, planejamento

Resumo

O planejamento da gestão para utilização de recursos hídricos é imprescindível para preservação do bem público “água” e para possibilitar seus múltiplos usos. No Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos adotado pela Lei 9.433/97, marco inicial brasileiro, a referência é do planejamento de águas pública é a bacia hidrográfica. Não é uma tarefa fácil, à medida que as demandas aumentam. As políticas de recursos hídricos que são objeto deste concentram-se no fornecimento de água adequada para atender às necessidades de uma comunidade, tendo em vista a diversidade de interesses no processo de formulação de políticas. As questões atuais de recursos hídricos abrangem a proteção do meio ambiente, manutenção da qualidade da água e impactos distributivos da alocação de recursos, tudo isso dentro do conceito de governança. O planejamento de recursos hídricos enfrenta o problema de harmonizar e combinar múltiplos objetivos econômicos, ambientais e sociais em soluções que abordem os problemas de recursos hídricos subjacentes.

Downloads

Publicado

05-01-2024

Como Citar

Benevenuto S. Santos, Juliana de Castro Santos, & Jullia Aléxia Fusco Teixeira. (2024). Gestão de recursos hídricos e modelo institucional. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1149