Bora passar raiva juntos?

jornalismo político, humor e memes no podcast 'medo e delírio em Brasília

Autores

Palavras-chave:

podcast, jornalismo, política, memes, humor

Resumo

O podcast tem sido visto como um fenômeno recente da comunicação digital que ganhou mais notoriedade a partir da difusão mais ampla da banda larga e da rede móvel, da popularização dos smartphones e do uso dos aplicativos de música. O aumento no número de ouvintes de podcasts em todo mundo suscita debates em torno dos processos de produção, consumo e seus impactos sociais, principalmente. Esta pesquisa busca lançar luz sobre os podcasts jornalísticos brasileiros voltados à política, tendo como objeto de análise o "Medo e Delírio em Brasília". Este, que conjuga jornalismo, sátira política e uma infinidade de falas de políticos e áudios virais, era inicialmente um blog; porém em novembro de 2019 o formato expandiu-se para um podcast e rapidamente tornou-se popular, levando ao público em três edições semanais uma espécie de "diário ácido" do governo Bolsonaro. O jornalismo em "Medo e delírio em Brasília", apresenta-se como um compilado dos principais fatos políticos da política brasileira de forma satírica, irônica e utilizando bastante humor. Áudios "sérios" de entrevistas dadas por políticos convivem com a leitura pelo locutor de trechos de colunas dos principais comentaristas políticos da imprensa nacional, enquanto vinhetas humorísticas (reais, involuntárias, frases de efeito, trechos de músicas aleatórias, memes etc) dão o tom dos episódios. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o jornalismo mais "flexível" que vem sendo experimentado no campo da podosfera nacional, em que são permitidas novas experiências com o formato das narrativas do que na imprensa tradicional. A análise de  episódios do começo e do final do governo Bolsonaro possibilitou verificar que, apesar da apresentação de cada episódio, em que mesclam-se falas de políticos com toda sorte de “colcha sonora”, o sucesso do programa está no jeito anárquico de combinar um programa clássico de rádio com virais da web. Trata-se de um formato híbrido em que o jornalismo e o entretenimento são levados ao público pela edição dos recursos sonoros e a produção dos episódios. Enfim, ao usar a comicidade para levar, como no próprio título, os "delírios da política brasileira”, “Medo e delírio em Brasília”  desponta como um caso inovador de jornalismo político com humor, no qual o segredo está no engajamento do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUFARAH JÚNIOR, Proposta de classificação de podcasts jornalísticos na internet brasileira. Anais do Congresso brasileiro de ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2020.

BONINI, T. The Listener as Producer: theriseofthenetworkedlistener. In BONINI, T.,

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

HERSCHMANN, Micael e KISCHINHEVSKY, Marcelo (2008). A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e entretenimento. Artigo para a Compós, 2021,

LISBOA, Alveni O que é podcast: a história de como surgiu o ‘rádio na web’. In: https://canaltech.com.br/internet/o-que-e-podcast-a-historia-de-como-surgiu-o-radio-na-web/. 2022.

MACEDO, Vitória. “Medo e delírio em Brasília” tenta explicar insanidades do governo. Coluna Escuta Aqui. Folha de São Paulo, novembro de 2021.

MCHUGH, Siobhan. Podcast, o rádio reinventado. Disponível emhttps://pt.unesco.org/courier/2020-1/podcasts-o-radio-reinventado. 2020.

MOTTA, Luiz Gonzaga, A Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. In: Congresso Brasileiro de Ciências Da Comunicação, 2005. São Paulo: Intercom, 2005.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Rogério Martins de Souza, & Victor Guedes Vidal. (2023). Bora passar raiva juntos? jornalismo político, humor e memes no podcast ’medo e delírio em Brasília. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/987

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas