Publicidade no metaverso

análise do uso da realidade virtual no marketing digital de empresas

Autores

Palavras-chave:

Metaverso, Marketing, Publicidade, Realidade Virtual, Marcas

Resumo

Desde a entrada em cena das mídias digitais e sua popularização ainda na década de 1990, a tecnologia experimentou um acelerado avanço, em especial nas tecnologias imersivas, como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial. Entre os novos temas que estão sendo pesquisados e experimentados na atualidade, encontra-se o chamado metaverso, que vem a ser a busca de emular a realidade dentro de um mundo virtual, via dispositivos eletrônicos e digitais, permitindo criar e realizar infinitas possibilidades. Recentemente, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, numa iniciativa que ajudou a popularizar o termo entre o grande público, mudou o nome da empresa para Meta e sinalizou que entre os objetivos da empresa nos próximos anos está investir no metaverso. Porém, o Facebook não é pioneiro no assunto. Já existem experiências que usam tecnologia de ponta para atingir tal objetivo, principalmente no universo dos jogos eletrônicos, o que já é motivo relevante para reter maior atenção dos profissionais do mercado da publicidade, visto que este é o ramo da indústria do entretenimento que mais cresceu nos últimos anos. Contudo, para além de redes sociais e jogos eletrônicos, a tecnologia imersiva também se abre a outras possibilidades, sendo também um ambiente para o trabalho e compras. Para a comunicação em geral, o metaverso se relaciona com as pesquisas sobre a convergência das mídias, de forma a aproximar ainda mais conteúdo ao entretenimento e possibilitar as pesquisas sobre a aproximação dos mundos físico e virtual. Esta pesquisa, portanto, pretende analisar as iniciativas ligadas ao metaverso que estão sendo utilizadas no campo da publicidade contemporânea a partir de estudos de caso de três empresas que já utilizam o processo: Itaú, Tins e Vans. O artigo faz parte de um projeto de iniciação científica da instituição e os resultados encontrados até agora, de forma preliminar, indicam que à despeito do evidente oportunismo por parte das empresas que investem no tema, a tecnologia imersiva poderá se tornar uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da sociedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, Eduardo Zilles; ZUFFO, Marcelo; MESQUITA, Francisco; FARIA, Luís Pinto. Design de espaços urbanos em mundos virtuais. Uma análise estético-espacial e semântico-funcional à comunicação publicitária inserida na paisagem (urbana) de cibercidades, metaversos e videogames. Revista digital Rizoma, 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6828. Acesso em: 22 de agosto de 2022.

BORBA, Zilles. Percepção visual em mundos virtuais: consumindo mensagens publicitárias através dos olhos do avatar. Revista digital Rizoma, 2018.

DE BUSTOS, Juan Carlos Miguel; IZQUIERDO-CASTILLO, Jessica. Who Will Control the Media? The Impact of GAFAM on the Media Industries in the Digital Economy, 2019. DOI: https://doi.org/10.4185/RLCS-2019-1358. Acesso em: 26 de agosto de 2022.

FERNANDES, Elvira San Millan. Social media marketing, redes sociales y metaversos. Universidad, Sociedad y Mercados Globales / coord. por Emilio José de Castro Silva, Francisco José Díaz de Castro, 2008, ISBN 978-84-691-5667-4, págs. 353-366.

MALAR, João Pedro. Entenda o que é o metaverso e por que ele pode não estar tão distante de você. Portal da CNN Brasil. Link: https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/. Acesso em: 2 de setembro de 2022.

PALIS, André. Quais são os impactos do metaverso na forma de fazermos marketing digital?. Portal Tecmundo, fevereiro de 2022. Link: https://www.tecmundo.com.br/mercado/233764-impactos-metaverso-forma-fazermos-marketing-digital.htm. Acesso em: 2 de setembro de 2022.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. Dissertação de mestrado para a UNB, Dezembro de 2009.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, vol. 8, núm. 24, agosto, 2008.

VAN DIJCK, Jose; POELL, T.; DE WAAL, MARTIJN. The platform society. Public values in a connective world. Kettering: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Raissa Casaño Bernardino, Natan de Sá Farias, & Rogério Martins de Souza. (2022). Publicidade no metaverso: análise do uso da realidade virtual no marketing digital de empresas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–10. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/95

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.