Vida para consumo, ainda que fake

os falsos romances e outras notícias inventadas de famosos como estratégias do marketing digital atual

Autores

Palavras-chave:

Imagem, Consumo, Notícias, Mentira, Marketing

Resumo

Há algum tempo seguidores de algumas celebridades e influenciadores digitais nas redes sociais vibraram com notícias bombásticas das pessoas por elas seguidas apenas para, algum tempo depois, descobrirem que tal notícia era na verdade falsa. Todas foram inventadas como estratégias de marketing para conseguir maior número de curtidas, visualizações e compartilhamento nas redes sociais digitais, ou seja, o tão buscado engajamento, tão necessário hoje para um artista ou candidato a celebridade aumentar sua visibilidade e atrair mais anunciantes. No entanto, uma questão se faz necessária: até que ponto a divulgação dessas falsas notícias como estratégia mercadológica não compromete a ética e o compromisso com a verdade, mesmo em campanhas comerciais? Teria a vida dos famosos se transformado em algo completamente mercantilizado? Estariam os novos candidatos à fama reféns de imagens construídas e pseudoeventos? Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de analisar se, num tempo marcado pelo fenômeno das fake news, a verdade factual nas redes sociais se tornou desnecessária ou apenas mais um detalhe nas estratégias de mercado para vender produtos e imagens de celebridades. A metodologia empregada buscou analisar os casos de dois famosos com grande número de seguidores– Pablo Vittar e Celine Locks – que não hesitaram em mentir deliberadamente para conseguir maior engajamento nas redes sociais, e comparar as postagens e a devida repercussão a fim de discutir se a estratégia comercial surtiu efeito. Os resultados preliminares desta pesquisa até o momento (trata-se de um projeto de iniciação científica da instituição) indicam que, enquanto a divulgação de notícias falsas para aumentar as curtidas e gerar mais engajamento surtiu efeito nas páginas dos perfis de ambos, pelo menos no caso de Celine Locks - falsa gravidez – boa parte de seu público na web não reagiu bem, ocasionando ali um ruído na comunicação entre influenciadora e seguidores.

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Referências

BAUMAN, Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Editora Zahar, 2008.

BOORSTIN, Daniel. The image: a guide to pseudo-events in America. Vintage, 1964.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editora Contraponto, 2007.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teorias da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. Vozes, 2014.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo - Neurose e Necrose. Forense Universitária, 2008.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Lara de Souza Coelho Lima, & Rogério Martins de Souza. (2022). Vida para consumo, ainda que fake: os falsos romances e outras notícias inventadas de famosos como estratégias do marketing digital atual. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/83

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas