Habilidades e competências apontadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para os cursos de Publicidade e Propaganda X Social Media

Autores

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s), Habilidades e Competências, Cursos de Publicidade e Propaganda, Social Media

Resumo

As redes sociais foram a grande descoberta dos últimos tempos e o espaço virtual, que possibilita interações e conexões com todo o mundo, é útil também para a ampliação de negócios e posicionamento de marcas. São excelentes meios de se comunicar e criar relacionamentos entre consumidores e organizações. A partir dessa necessidade do mercado dos negócios e do marketing digital, surgiu uma nova área de atuação: o Social Media. O profissional do segmento é responsável não só por interagir com o público, mas ganha uma importância redobrada para a construção da reputação das marcas. O estudo tem por objetivo verificar as habilidades e competências apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para os cursos de Publicidade e Propaganda que coadunam com as funções do Social Media. Metodologicamente foi realizado pesquisa bibliográfica a respeito das funções do profissional de Social Media, correlacionando com as habilidades e competências estipuladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para o Curso de Publicidade e Propaganda. O estudo alcançou seu objetivo e demonstrou que o quanto essa nova área de atuação se tornou importante para as empresas, se revelando um mercado em potencial para atuação dos egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda. Publicada no diário Oficial em 2020. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=146061-pces146-20&category_slug=maio-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em set. de 2022.

CARDOSO, Carlota Maria Cardoso de Morais Barreiros. Influência dos social media na percepção dos consumidores sobre a reputação corporativa no setor da cosmética: estudo de caso a marca NIVEA no Instagram. 2022. Disponível em:

https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/37440. Acesso em: set. de 2022.

DIAS, Patrícia. ANDRADE, Gabriel. O papel dos social media nas crises reputacionais. S/a. Disponível em:

http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2735. Acesso em: set. de 2022.

LOPES, Félix. Web 2.0 – Social Media Plan. 2009. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1942/1/Web2_0.pdf. Acesso em: set. de 2022.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Ed. Loyola. S. P. 2002.

SILVA, Frederico de Gusmão Calheiros Nunes da. Social Media Marketing Caso do vinho e Enoturismo em Portugal. 2019. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/16944/1/Tese.pdf. Acesso em: set. de 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Yasmim da Silva Rodrigues, Jeniffer Marcato de Souza Couto, & Salete Leone Ferreira. (2022). Habilidades e competências apontadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para os cursos de Publicidade e Propaganda X Social Media. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–7. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/84

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas