Levantamento do Estado do conhecimento a respeito das competências educacionais a serem desenvolvidas durante a formação acadêmica do administrador para atuar no Metaverso

Autores

Palavras-chave:

Competências Educacionais, Formação Acadêmica, Administrador, Metaverso

Resumo

Acredita-se que o assunto Metaverso mereça destaque dentro do Curso de Administração, porém qual conteúdo abordar? Quais são as habilidades necessárias para formação e atuação do acadêmico neste novo ambiente de negócios? Portanto, este estudo objetiva levantar os conhecimentos necessários ao Administrador para atuar no âmbito profissional do Metaverso e cruzar os conhecimentos levantados com as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e em sites relacionados à pesquisa científica levantamento com a palavra de busca “Metaverso”, bem como verificou-se se na busca por estagiários do curso de Administração havia a especificação de alguma função relacionada ao Metaverso. Ao analisar o artigo 3º da DCNs para o curso de Administração percebeu-se que as nove competências gerais estão diretamente relacionadas à atuação no Metaverso. A respeito das informações disponibilizadas pela professora responsável por estágio do Curso de Administração as empresas ainda não estão buscando por estagiários com habilidades relacionadas ao Metaverso. Mesmo assim, cabe prepará-los para este momento. Não obstante, houve o imprevisto de encontrar somente um autor (JANNUZZI, 2021) que ajudasse a alcançar os objetivos propostos e responder as questões deste estudo. Deste modo, pode-se dizer que o acadêmico ao concluir o Curso de Administração deva estar apto a manter boas relações interpessoais; formalizar seu plano de desenvolvimento de carreira de modo que o mantenha conectado a outros grupos de trabalho que possam ajuda-lo a ir mais longe. Esteja disposto a aprender sempre e a cada dia desenvolver habilidades que contribuam para alcançar o que deseja ou precisa. Cabendo à universidade formalizar esse aprendizado com auxilio do Núcleo Docente Estruturante (NDE), junto com o colegiado do Curso de Administração de forma que seus egressos possam trabalhar com segurança no Metaverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Novas diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: https://cfa.org.br/dcn/. Acesso em: agosto de 2023.

FERNANDES, Afonso F. O que é Metaverso. 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/dwM78. Acesso em: agosto de 2023.

GOMES, Ana Cláudia Bilhão; KLEIN, Amarolinda Zanela. O Desenvolvimento da Competência para o Trabalho em Equipe a Distância com o Uso do Metaverso Second Life. 2012. Disponível em: https://encurtador.com.br/qwGZ8. Acesso em: ago. de 2023.

JANNUZZI, Glauter F. Tech Ready Pronto para o Futuro. 2021. Ed. Reflexões. S.P.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso interação e comunicação em mundos virtuais. 2009. Disponível em:

https://repositorio.unb.br/handle/10482/4863?locale=es. Acesso em: agosto de 2023.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Ed. Loyola. S. P. 2002.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Marcus Vinícius Santos Garcia, & Salete Leone Ferreira. (2023). Levantamento do Estado do conhecimento a respeito das competências educacionais a serem desenvolvidas durante a formação acadêmica do administrador para atuar no Metaverso. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1001

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas