Teatro como ferramenta para o desenvolvimento integral do acadêmico do curso de Jornalismo
Palavras-chave:
Jornalismo, Teatro, DCN´s e PPC, Habilidades e CompetênciasResumo
Este estudo resulta do desdobramento de uma pesquisa científica (PIC) realizada em 2021, ocorre que o trabalho realizado, embora tenha correlacionado os benefícios das técnicas do teatro ao desempenho do jornalista, não deu conta de correlacionar este resultado as diretrizes curriculares e habilidades que devem ser desenvolvidas na formação deste comunicador, dado que o estudo não possuía este enfoque. Deste modo, buscou-se aprofundar esta concepção, a partir do desenvolvimento deste PIC, por meio de pesquisa bibliográfica com o objetivo geral de verificar a capacidade de o teatro promover o desenvolvimento integral do acadêmico do Curso de Jornalismo. Objetivo Específico: verificar as habilidades e competências apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s), de 2013 e no PPC - Plano Político Pedagógico do Curso de Jornalismo do UniFOA de 2021.1, que condizem com as técnicas do teatro; levantar as habilidades que o teatro desencadeia correlacionando-as as habilidades e competências estipuladas pelas e DCN´s e o PPC do Curso de Jornalismo do UniFOA. Concluiu-se que o teatro na educação promove o desenvolvimento integral do aluno, trabalha as sete habilidades de Gardner, favorece o cumprimento das Diretrizes Curriculares e a efetivação do PPC do curso de Jornalismo.
Downloads
Referências
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Administração. Publicada no diário Oficial em 2020. Disponível em: http:portal.mec.gov.brindex.phpoption=com_docman&view=download&alias=154111-pces438-20-1&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em set. de 2022.
ADLER, Stella. Técnica de apresentação teatral. Trad. Marcelo Mello. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
AMARAL, M. V. A.; BONONI, C. M.; CORDEIRO, M. B. G.; SOUZA, E. I, de S. Teatro na Sala de aula: Benefícios do Gênero na Prática Escolar. IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica. Instituto Federal de São Paulo. SP. 2019. Disponível em: https://bityli.com/t6j4o6. Acesso em: set. 2022.
ARAÚJO, Paulo. O Teatro Ensina a Viver. Nova Escola. (2018) Disponível em: http://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kgeDbuKaG6B93vURPdWkXb2VM9xGQp6Qg3PsfWaU2heBTSHzYfBPGZwtCjAh/o-teatro-ensina-a-viver.pdf. Acesso em: set. de 2022.
BARBEIRO, Heródoto ; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 238p
BRAGA, Marco Antonio Barbosa; MEDINA, Márcio N.O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. (2010) Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165393. Acesso em: set. de 2022.
COELHO, Márcia Azevedo. Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/10617/8512. Acesso em: set. 2022.
FERREIRA, Berta Weil. Psicologia e Educação Fundamentos e Reflexões. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howder Gardner. (2004). Disponível em: encurtador.com.br/adh02. Acesso em: set. 2022.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Ed. Loyola. S. P. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.