Teatro como ferramenta para o desenvolvimento integral do acadêmico do curso de Jornalismo

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo, Teatro, DCN´s e PPC, Habilidades e Competências

Resumo

Este estudo resulta do desdobramento de uma pesquisa científica (PIC) realizada em 2021, ocorre que o trabalho realizado, embora tenha correlacionado os benefícios das técnicas do teatro ao desempenho do jornalista, não deu conta de correlacionar este resultado as diretrizes curriculares e habilidades que devem ser desenvolvidas na formação deste comunicador, dado que o estudo não possuía este enfoque. Deste modo, buscou-se aprofundar esta concepção, a partir do desenvolvimento deste PIC, por meio de pesquisa bibliográfica com o objetivo geral de verificar a capacidade de o teatro promover o desenvolvimento integral do acadêmico do Curso de Jornalismo. Objetivo Específico: verificar as habilidades e competências apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s), de 2013 e no PPC - Plano Político Pedagógico do Curso de Jornalismo do UniFOA de 2021.1, que condizem com as técnicas do teatro; levantar as habilidades que o teatro desencadeia correlacionando-as as habilidades e competências estipuladas pelas e  DCN´s e o PPC do Curso de Jornalismo do UniFOA. Concluiu-se que o teatro na educação promove o desenvolvimento integral do aluno, trabalha as sete habilidades de Gardner, favorece o cumprimento das Diretrizes Curriculares e a efetivação do PPC do curso de Jornalismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Administração. Publicada no diário Oficial em 2020. Disponível em: http:portal.mec.gov.brindex.phpoption=com_docman&view=download&alias=154111-pces438-20-1&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em set. de 2022.

ADLER, Stella. Técnica de apresentação teatral. Trad. Marcelo Mello. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

AMARAL, M. V. A.; BONONI, C. M.; CORDEIRO, M. B. G.; SOUZA, E. I, de S. Teatro na Sala de aula: Benefícios do Gênero na Prática Escolar. IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica. Instituto Federal de São Paulo. SP. 2019. Disponível em: https://bityli.com/t6j4o6. Acesso em: set. 2022.

ARAÚJO, Paulo. O Teatro Ensina a Viver. Nova Escola. (2018) Disponível em: http://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kgeDbuKaG6B93vURPdWkXb2VM9xGQp6Qg3PsfWaU2heBTSHzYfBPGZwtCjAh/o-teatro-ensina-a-viver.pdf. Acesso em: set. de 2022.

BARBEIRO, Heródoto ; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 238p

BRAGA, Marco Antonio Barbosa; MEDINA, Márcio N.O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. (2010) Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165393. Acesso em: set. de 2022.

COELHO, Márcia Azevedo. Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/10617/8512. Acesso em: set. 2022.

FERREIRA, Berta Weil. Psicologia e Educação Fundamentos e Reflexões. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howder Gardner. (2004). Disponível em: encurtador.com.br/adh02. Acesso em: set. 2022.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Ed. Loyola. S. P. 2002.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Jeniffer Marcato de Souza Couto, & Salete Leone Ferreira. (2022). Teatro como ferramenta para o desenvolvimento integral do acadêmico do curso de Jornalismo. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/88

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)