Levantamento do estado do conhecimento no âmbito profissional a respeito da atuação do social media e o desenvolvimento de competências educacionais adquiridas durante a formação acadêmica no curso de Publicidade e Propaganda
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1000.2023Palavras-chave:
Formação Acadêmica, Publicidade e Propaganda, Social MediaResumo
O papel do Social Media Manager (ou Gestor de Mídias Sociais) tem se tornado cada vez mais relevante em estratégias de comunicação digital. Para que possam desempenhar essa função com eficácia, é essencial adquirir uma série de competências educacionais específicas. Este texto explorará os fundamentos da profissão de Social Media, destacando suas principais funções e se as habilidades necessárias para desenvolvê-las estão contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Publicidade e Propaganda (PP) do UniFOA. Levanta se há pedidos de estagiários pelas empresas do Sul Fluminense para atuarem nesta área e apresenta o relato de três alunos do 4º período do Curso de Publicidade que atuam como Social Media, sobre as habilidades que precisavam desenvolver para atuarem nesta função. O estudo identificou que 90% das vagas ofertadas pelas empresas do Sul Fluminense para estágio aos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA são para atuarem como Social Media. Foi confirmado que a formação de Social Media requer um conjunto diversificado de competências educacionais, desde o domínio das plataformas até a capacidade de análise de dados e gestão de crises, competências ensinadas no Curso de Graduação de Publicidade e Propaganda do UniFOA, conforme análise de seu PPC. A nova nomenclatura adotada pelo mercado para o desempenho das funções profissionais relacionadas ao Social Media é contemplada na formação do publicitário de modo mais abrangente como gestor de mídia. Portanto, o Social Media pode ser adequadamente preparado ao exercício da função pelo Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda do UniFOA.
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