Formação docente em metodologias ativas e ensino híbrido na abordagem da aprendizagem baseada em projetos e competências

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos

Resumo

O presente relato de experiência tem o objetivo de demonstrar as ações realizadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) antecedentes à implantação de um modelo inovador de ensino. O modelo pauta-se no uso de metodologias ativas, com um currículo orientado por projetos e competências. Considerou-se fundamental a participação e envolvimento dos docentes no processo de construção dos currículos, dos Projetos Pedagógicos e demais demandas, visto que serão eles os responsáveis pela execução do projeto de forma mais direta, e que possuem potencial de contribuição para a proposta. Dessa forma, a IES realizou encontros de formação docente em metodologias ativas e ensino híbrido na abordagem da aprendizagem baseada em projetos e competências. O relato segue apresentado em três momentos: a preparação, a formação docente e a avaliação da formação. A partir desse último, observou-se que a iniciativa contribuiu para a construção/ aprimoramento do perfil docente necessário ao modelo proposto.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Lana Cristina de Oliveira, Rafael Teixeira dos Santos, & Mônica Norris Ribeiro. (2022). Formação docente em metodologias ativas e ensino híbrido na abordagem da aprendizagem baseada em projetos e competências. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/28