Avaliação formativa com metodologia ativa

a experiência da aplicação do Team Based Learning Active na disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores

Autores

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Metodologia ativa, Aprendizagem, Colaboração, Engajamento

Resumo

O presente relato de experiência visa demonstrar o uso do Team Based Learning (TBL) como metodologia ativa de ensino que visa a aprendizagem colaborativa, uma vez que seu trabalho é realizado em equipes. Essa estratégia tem por objetivo auxiliar para um maior engajamento entre estudantes e professores na qualidade do aprendizado. Desta forma justifica-se, tendo em vista a necessidade de cenários diversos, em tempos de crise ou não, a fim de fomentar elementos essenciais para a sociedade do conhecimento, como colaboração, pensamento crítico, proatividade, trabalho em equipe e visão empreendedora. Assim, este relato de experiência tem como objetivo apresentar a experiência na análise e aplicação do Team Base Learning Active (TBL Active) na disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores e seus resultados sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, trata-se de um estudo de como o professor pode disponibilizar um material para os alunos, textos ou mídias, sobre o assunto a ser trabalhado para um estudo pré-classe. A pesquisa de abordagem qualitativa e intervencionista foi desenvolvida com aplicação da metodologia TBL, por meio da aplicação TBL Active, como estratégia de aprendizagem. Dessa forma, precisamos utilizar métodos que possam desenvolver as habilidades anteriormente citadas, aliando uma metodologia de ensino com uma plataforma que possibilite a aplicação de forma on-line promovendo o feedback instantâneo dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, F. F.; CHING, H. Y. (Org.). Práticas de ensino Aprendizagem no ensino superior. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; JOHNSON, C. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MARQUES, A. P. A. Z et al. A experiência da aplicação da metodologia ativa Team Based Learning aliada a tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, São Carlos. CIET, 2018.

MARQUES, A. P. A. Z. A experiência da aplicação da metodologia ativa Team Based Learning aliada à tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. 2019. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.

MICHAELSEN, Larry K.; S WEET, Michael; PARME LEE, Dean X. Team–Based Learning: Small-Group Learning ́s Next Big Step. San Francisco: Wiley, 2008.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Rafael Teixeira dos Santos, Lana Cristina de Oliveira, & Mônica Norris Ribeiro. (2022). Avaliação formativa com metodologia ativa: a experiência da aplicação do Team Based Learning Active na disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/42