Produção científica sobre acessibilidade e inclusão no Ensino Superior de Contabilidade

o que dizem os estudos?

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Ensino Superior, Contabilidade

Resumo

O objetivo do presente estudo é descrever a produção científica sobre o tema acessibilidade e inclusão no processo de ensino e aprendizagem da contabilidade, com base em um estudo bibliométrico e bibliográfico realizado a partir dos periódicos da área de contabilidade classificados com Web Qualis de A1 a B3. Os resultados obtidos evidenciaram que a produção científica sobre o tema na área é pouco expressiva, indicando a necessidade de maior exploração do tema, de modo a refletir nas práticas adotadas nas instituições de ensino superior. Os estudos analisados indicaram necessidade de formação pedagógica para o docente da área, por possuir uma formação predominantemente técnica. Ademais, foram evidenciadas sugestões de práticas inclusivas que proporcionem a permanência dos estudantes nos espaços educacionais, e destacou-se a preocupação com o processo de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto; HELMANN, Caroline Lievore; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. A acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei n. 13.409. Rev. Bras. Educ. v. 25, Rio de Janeiro, 2020.

FANTACINI, Renata Andrea Fernandes; ALMEIDA, Maria Amelia. Revisão sistemática sobre a presença de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior EaD–2005 a 2018. Revista Educação Especial, v. 32, p. 76-1-26, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 12 dez. 2020.

MOL, GS; MELO DCF (Org.). Pessoas com deficiência no ensino superior: desafios e possibilidades. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. p. 130-147.

DIAS, Rayla dos Santos; PASSOS, Ivan Carlin; FREITAS, Arlindo de Oliveira. O Ensino da Contabilidade para Alunos com Deficiência Visual. Seminário de Estratégias de Aprendizagem em Administração, 2016.

PLANALTO. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 20 set. 2021.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Lana Cristina de Oliveira, & Lara Garcia da Costa. (2022). Produção científica sobre acessibilidade e inclusão no Ensino Superior de Contabilidade: o que dizem os estudos?. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/21