Políticas sociais e a judicialização da “questão social”

compreendendo os conceitos para estabelecer conexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1005.2023

Palavras-chave:

Questão Social, Políticas Sociais, Judicialização

Resumo

O objetivo do artigo é o de apresentar reflexões que explicitem conexões entre o desenho das políticas sociais na cena contemporânea e o fenômeno da judicialização da “questão social”. No ensaio teórico, foi realizada pesquisa bibliográfica para identificar autores e autoras que tratam da temática. Os resultados obtidos, a partir da sistematização das leituras, indicam que a retração na oferta de políticas sociais que atendam às necessidades sociais têm desencadeado a transferência de responsabilidades do Poder Executivo para o Poder Judiciário no trato destinado à “questão social”. Concluímos, assim, que a judicialização da “questão social” evidencia protagonismo do judiciário no enfrentamento das expressões da questão social face ao desmantelamento das políticas sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In GENTILI, P; SADER, E (org). Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BARISON, Mônica Santos. A Judicialização da Questão Social: um estudo a partir dos processos de interdição das pessoas com transtornos mentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CERQUEIRA FILHO, G. A “questão social” no Brasil: críticas ao discurso político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982

ENGELS, Friederich & MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2014.

IAMAMOTO, M. Questão Social, Família e Juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sócio jurídica. LEAL, M.; MATOS, M.; SALES, M. (org). Política Social, Família e Juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2004.

IAMAOTO, Marilda Vilela. A questão social no capitalismo. Temporalis. n. 3. Brasília: ABEPSS/Grafline, 2001.

NETTO, J. P. Uma face contemporânea da barbárie. III Encontro Internacional “Civilização ou Barbárie”. Serpa, 30-31 de outubro/1º de novembro de 2010. Disponível em: http://pcb.org.br/portal/docs/umafacecontemporaneiadabarbarie.pdf. Acesso em 17 jul. 2014

NETTO. José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011

NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis. n. 3. Brasília: ABEPSS/Gralfine, 2001.

PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. A assistência social na perspectiva dos direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, RBHCS. São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acessado em 17 de agosto de 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Mônica Santos Barison, Ana Flávia Cardoso Coelho, Fernanda Maria de Almeida Siqueira Ramiro, Mariângela Ramos Braga Rocha, & Yuri Willon Cândido. (2023). Políticas sociais e a judicialização da “questão social”: compreendendo os conceitos para estabelecer conexões. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1005.2023

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)