Diagnóstico socioterritorial da Comunidade Quilombo de Santana Quatis, RJ

Autores

Palavras-chave:

diagnóstico socioterritorial, questão étnico-racial, quilombo, políticas sociais

Resumo

O estudo objetiva conhecer o território de uma comunidade quilombola localizada no município de Quatis no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, consiste na construção de um diagnóstico socioterritorial para identificar os principais problemas vivenciados pela comunidade, riscos e vulnerabilidades, bem como a presença do poder público e os serviços ofertados para a sua população. Utilizamos a pesquisa bibliográfica a partir de estudos já realizados e analisados para a fundamentação teórica do estudo, além da pesquisa de campo com entrevistas com moradores da comunidade. O mapeamento das famílias revelou a existência de 20 núcleos totalizando aproximadamente 150 moradores. Os dados iniciais revelam os desafios enfrentados pela comunidade do Quilombo de Santana, dentre os quais a precariedade e a falta de acesso a serviços básicos, como saúde, transporte, saneamento básico, educação, além da necessidade de preservação da cultura quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEPSS. Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social. Executiva Nacional da Abepss “Quem é de Luta Resiste”. Brasília. 2018.

ASSOCIAÇÃO DE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (AQUILERJ). KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. Relatório Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro. 2021. https://kn.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Relatorio_Quilombos-RJ-1.pdf.

LEITE, Ilka B. “Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas”. Etnográfica, Vol. IV (2), 2000, pp. 333-354.

GONÇALVES, W.F.S. Comunidades quilombolas sob a perspectiva da cidadania multicultural: possibilidade de inclusão? Revista Brasileira de Sociologia do Direito. v.3, n.3, set./dez.2016.

KOGA, Dirce. Cidades entre território de vida e território vividos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, ano XXIII, n. 72, p. 22-52, 2003.

MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992.

PEREIRA, Vantuil. A construção da nova etnicidade: a experiência das comunidades remanescentes de quilombos de Santana/ Quatis-RJ. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.

SANTOS, S. R. Diagnóstico Socioterritorial. In FERNANDES, R.M.C E HELMANN, A. (orgs). Dicionário crítico: política de assistência social no Brasil [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2016. 324 p.: pdf

SILVEIRA, Aline da Fonseca Sá e. Quilombo Santana: seus conflitos e o processo de desterritorialização da comunidade quilombola, município de Quatis - RJ. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. < https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/13335>.

SOARES, Maria Raimunda Penha. Lutas e resistências quilombolas no Brasil: um debate fundamental para o Serviço Social. EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 2o Semestre de 2020 - n. 46, v. 18, p. 52 – 67.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Juliana da Silva Ribeiro Chempe, Mariângela Ramos Braga Rocha, Márcia Stefania da Silva, Jussara dos Reis Silva Campos, Karin Alves do Amaral Escobar, Ailton da Silva Carvalho, & Dimitri Ramos Alves. (2023). Diagnóstico socioterritorial da Comunidade Quilombo de Santana Quatis, RJ. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/992

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)