Epistemologia insurgente

explicitando o debate das lutas do movimento negro para a legitimação das produções afrocentradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.993.2023

Palavras-chave:

Epistemicídio, Movimento negro, Legitimação

Resumo

O objetivo do artigo é, através do resgate histórico da construção das relações raciais no Brasil e da relação de alteridade entre o branco e o negro, criar conexões acerca do epistemicídio e genocídio do negro brasileiro gestado pela colonização e o papel do Movimento Negro Educador em ressignificar o conceito de raça, superando os esteriótipos e fantasias do imaginário branco sobre o corpo racializado, bem como todo apagamento sofrido por essa parcela da sociedade. No ensaio foi realizado pesquisa bibliográfica, identificando autoras e autores que debatem o tema. Os resultados apresentados, por meio da sistematização das obras, sugerem que o Movimento Negro Educador é potência no processo de superação e legitimidade das produções epistemológicas afrocentradas, no campo das Ciências Sociais, e protagonista de importantes avanços políticos e sociais.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Yuri Willon Candido. (2023). Epistemologia insurgente: explicitando o debate das lutas do movimento negro para a legitimação das produções afrocentradas. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.993.2023

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

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