Projeto Saúde Cidadania

uma parceria entre os cursos de Medicina, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA

Autores

  • M. C. T. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • S. M. C. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • D. B. Gonçalves Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • L. S. Mendes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • L. T. Nascimento Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • V. H. O. Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. P. Mota Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.589.3.2016

Palavras-chave:

medicina, tics, programa de tv, responsabilidade social

Resumo

A televisão, segundo pesquisas recentes, continua sendo o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. De acesso rápido a todas as camadas sociais, entra nas casas das pessoas e de forma intensa toma lugar nas famílias brasileiras, como um novo membro da constelação familiar. Assim, evidencia-se o "Projeto Saúde Cidadania do UniFOA: uma parceria entre os cursos de Medicina, Jornalismo e Publicidade e Propaganda" que visa a produção de programas para TV desenvolvidos pelos alunos dos citados cursos. A ideia consiste em gravar uma série de programas abordando temas relacionados a doenças prevalentes de forma geral, visando disseminar a cultura da prevenção da doença por meio de produção tecnológica. A programação será veiculada em TVs distribuídas em pontos estratégicos dos Campi do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), como por exemplo, na policlínica, academia, central de atendimento, saguão do prédio do curso de medicina, ambulatório, clínicas de odontologia e fisioterapia dentre outros espaços que poderão ser negociados junto à comunidade. Esta ação justifica sua relevância uma vez que contempla a integração entre os cursos de medicina, jornalismo e publicidade e propaganda por meio de produção tecnológica visando contribuir junto à comunidade. Além disso, o projeto oportuniza a prática de ambos os cursos, trazendo os acadêmicos para o contexto de experimentação real de conceitos aprendidos na teoria, assim nasce uma rica oportunidade de articulação entre teoria e prática. Para tal, seguem as etapas: encontro com as lideranças do projeto para definição do plano de ação, pautas, roteiro e cronograma; pré-produção, momento em que se vai captar os recursos/equipe necessária para produção de cada vídeo; contato com entrevistados para agendamento das gravações; momento da produção em si; momento da pós-produção, quando todo material de vídeo e áudio coletado serão editados, tratados e finalizados; apresentação do filme para aprovação final; veiculação. Esta proposta se desenvolve com a participação dos docentes voluntários a dar contribuir com entrevistas realizadas no estúdio da TV UniFOA. De posse desse projeto e de sua efetivação teremos, a nosso favor e a favor da pesquisa, mais um relevante canal de comunicação e interação de informações e entre pessoas que estão envolvidas no cenário do processo ensino e aprendizagem e ainda, protagonistas da construção de novos conhecimentos em áreas que aceitam o diálogo e exercem com magnitude a interdisciplinaridade. O projeto encontra-se em fase divulgação de material gráfico, impresso e digital para divulgação do programa também disponibilizado no link: www.unifoa.edu.br/radio-tv/tics.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Tavares, M. C. T., Coutinho, R. E. T., Garcia, S. M. C., Gonçalves, D. B., Mendes, L. S., Nascimento, L. T., Pereira, V. H. O., & Mota, M. P. (2016). Projeto Saúde Cidadania: uma parceria entre os cursos de Medicina, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.589.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>