HQ das TICs

educomunicação para o Curso de Medicina do UniFOA

Autores

  • M. C. T. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA. Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores-LAGERES
  • S. C. M. Garcia UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores-LAGERES.
  • D. B. Gonçalves Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • L. S. Mendes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • J. P. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • L. G. Braga Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • E. O. Lima Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.566.3.2016

Palavras-chave:

história em quadrinhos, medicina, educomunicação, TICs

Resumo

HQ são a abreviação de “História em Quadrinhos”. São histórias desenvolvidas por uma sequência de quadros, onde em cada um destes contem ilustrações que dão segmento à narração, podendo conter ou não textos inseridos por meio de balões de diálogo, pensamento ou legendas. Geralmente são publicados em forma de revistas, livros ou tiras de jornais e revistas. O curso de Medicina no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) oportuniza a difusão das Tecnologias da Comunicação em Informação por meio do Projeto TICs Medicina, realizado e parceria com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, cujo objetivo é propiciar um ambiente de produção técnica e acadêmica em um espaço de interação entre cursos. A HQ em questão apresenta a ideia de criar uma história em quadrinhos que atenda ao eixo Medicina e Humanidades, que trabalhe de forma divertida e dinâmica os temas abordados pelo eixo, enfatizando as TICs na perspectiva do ensino da medicina que trata da abordagem da tecnologia dura, tecnologia leve-dura e tecnologia leve, assim como também questões relacionadas a humanização e a afetividade baseado no conceito de Educomunicação. Sabe-se que as Histórias em Quadrinhos foram inseridas no processo de ensino aprendizagem gradativamente na Europa a partir dos anos 70. No processo de préprodução foi desenvolvido um roteiro, que teve sua formatação baseada em um roteiro de cinema, geralmente escrito em papel carta (27,94cm x 21,59cm), margens 2,5cm em cima e 2,5cm-3cm em baixo. O cabeçalho serve para indicar o lugar e o tempo que a cena ocorre e é composto por três elementos: onde (se a cena é em lugar externo ou interno), precisamente onde (o lugar onde ocorre) e quando (dia ou noite). Foi feita uma pesquisa sobre conceitos de arte e produção utilizados em HQ para direcionar os trabalhos e conferir um padrão de qualidade ao trabalho. Para cada página da história foi criado um roteiro, descrevendo cenas, estado dos personagens e sequência de ações. Além disso, foi realizada uma pesquisa para a criação dos personagens que envolve estudo de cores, personalidades, vestuário e características físicas como formato de rosto e corpo. As possíveis expressões dos personagens também foram descritas e esboçadas na pré-produção, para uma melhor visualização das reações e emoções dos mesmos ao longo do desenrolar da trama. O projeto encontra-se em fase final de desenvolvimento sendo a seguir disponibilizado de forma impressa e online para os respectivos cursos.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Tavares, M. C. T., Coutinho, R. E. T., Garcia, S. C. M., Gonçalves, D. B., Mendes, L. S., Silva, J. P., Braga, L. G., & Lima, E. O. (2016). HQ das TICs: educomunicação para o Curso de Medicina do UniFOA. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.566.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>