Fábrica de Podcast uma proposta do Projeto TICs Medicina do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.495.3.2016Palavras-chave:
medicina, tics, podcast, educomunicaçãoResumo
No mundo cerca de 3,2 bilhões de pessoas têm acesso à internet. Os materiais didáticos funcionam como fio condutor durante o processo de ensino e aprendizagem, superando a distância instaurada no contato entre docentes e discentes e ainda, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por sua vez, tem como fundamento, agregar conhecimentos e, no nosso caso, também para alunos. Essa forma moderna de transmissão da informação e da comunicação, surge com o objetivo de identificar a coexistência de recursos passíveis de serem voltados à didática e desta forma desponta o podcast, nome dado ao arquivo de áudio digital, instrumento promissor para a educomunicação e que permite ao professor estar em sintonia com os acadêmicos, disponibilizando aulas, entrevistas e documentários em formato de breve áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Nesse sentido, o projeto Fábrica de Podcast (http://fabricadepodcast.wix.com/unifoa) surge no cenário acadêmico e intercursos do UniFOA, promovendo um canal atualizado de ensino e aprendizagem democrático e ágil. Nesse sentido, trazemos à luz do conhecimento a ferramenta conhecida como podcast que tem como mister, dinamizar a tecnologia alternativa, diante do mundo de hoje onde o tempo é escasso. Trata-se, portanto, de metodologias ativas que, permitem a integração entre discentes no momento em que constroem o conhecimento tendo como fonte, o diálogo entre conteúdos, atentando para o cuidado ao vincular ensino, pesquisa e extensão. Nesse caminho tendo como inspiração as próprias DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, com participação de alunos do jornalismo, medicina e publicidade e propaganda que passam a atuar em diversos níveis da saúde, possibilitando a disseminação do conhecimento acerca do bem-estar coletivo e ainda, por atender uma das recomendações preconizadas pelas novas DCNs do Curso de Medicina que determinam o uso das TICs no ensino. A citada disseminação alcança seu auge pela proposta de efetivação de momento/espaço para treinar os docentes do curso de medicina a criarem e a produzirem seus podcast referentes aos temas desenvolvidos nos módulos do curso de Medicina. Dessa forma, espera-se criar uma aproximação do docente com essa ferramenta tecnológica de baixo custo. Algumas etapas foram cumpridas; apresentação do projeto aos docentes, visando captar participantes; realização de oficinas visando apresentar os conceitos e processos de produção; seleção de conteúdo; pré-produção; produção e pós-produção dos podcast.
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