O uso de metodologias ativas nas monitorias

um recurso atualizado de aprendizagem no curso de medicina do UniFOA

Autores

  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • F. E. S. Filho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • G. S. Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • J. C. Geha Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • G. L. Vieitas Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. M. Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. C. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • . Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, TBL, Medicina

Resumo

Vale trazer à luz das nossas reflexões, os aspectos positivos advindos da utilização, nas monitorias no curso de medicina do UniFOA, de metodologias ativas na condução do processo ensino-aprendizagem, a fim de integrar teoria e prática, ensino e serviço. Além de desenvolver a capacidade de reflexão sobre problemas reais e a formulação de ações originais e criativas capazes de transformar a realidade social. Desse modo, a atribuição de novas formas de conhecimento possibilita que os aspectos envolvidos sejam reafirmados e discutidos, de forma integrada, sendo uma metodologia desenvolvida para trabalhos em grupo e que necessita de planejamento prévio e ainda, onde na aplicação do TBL, é necessário que haja diretrizes fundamentais, dentre elas, que se qualifique a desenvoltura de responsabilidade para com o caso clínico exposto e a comunicação entre os componentes das equipes. Destarte, a aplicação regular da metodologia proativa de TBL, garante a avaliação de quesitos por meio de questões modulares. Ademais, agencia o desenvolvimento de habilidades e prevê visualização gradual melhoria dessas. O objetivo é o acompanhamento e o registro da desenvoltura dos alunos durante a resolução dos exercícios contextualizados no caso clínico. Por meio do projeto D.med (Desenvolvimento Mútuo de Educação) haverá acompanhamento dos alunos do curso de Medicina do UniFOA, promovendo a consolidação dos conteúdos, do raciocínio clínico e verificação das fragilidades dos estudantes Com dados em mãos, as debilidades notadas serão supridas por monitores e os alunos desenvolverão habilidades de raciocínio clínico e modular e terão acessibilidade a um suporte para aperfeiçoamento, potencializando a ação dos professores e supervisores modulares. Assim, a escolha do método do TBL auxiliará na evolução da desenvoltura dos participantes frente a situações de trabalho em grupo e tomadas de decisões coletivas e consensuais.

Referências

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Publicado

12-05-2016

Como Citar

Garcia, S. C. M., Filho, F. E. S., Souza, G. S., Geha, J. C., Vieitas, G. L., Santos, R. M., Tavares, M. C., & Souza, . (2016). O uso de metodologias ativas nas monitorias: um recurso atualizado de aprendizagem no curso de medicina do UniFOA. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/578

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