MiniDocs para homenagear Decanos, um projeto pioneiro do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.497.3.2016Palavras-chave:
tics, medicina, decanos, minidocumentárioResumo
O cinema, enquanto arte, vem sendo usado como instrumento para o ensino e aprendizagem a partir dos conceitos de Educomunicação. Dentre os estilos de produções cinematográficas, destacam-se: filme de ficção e filme documentário. O Curso de Medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), na busca por estratégias que possam promover o reconhecimento e a valoração dos Decanos, professores com mais de dez anos nas atividades docentes, encontrou na sétima arte uma forma pioneira de resgatar e registrar memórias assim como, deixar um legado das experiências que os decanos mais antigos trazem, materializando registros em forma de minidocumentários (MiniDocs). A definição de documentário trabalha, basicamente, com dois conceitos centrais: o de "proposição assertiva" e o de "indexação". Diante da perspectiva interdisciplinar os acadêmicos dos cursos de jornalismo, medicina, publicidade e propaganda produzirão, inicialmente, quatro MiniDocs visando imortalizar a trajetória dos decanos, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. O projeto em tela foi idealizado pela Coordenação do Curso de Medicina e apoiado (se for proposta tem que ser apoiada) pela FOA (Fundação Oswaldo Aranha) mantenedora do UniFOA. A mesma se desenvolve em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção e conta com o apoio do Projeto TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) do curso de Medicina. O projeto em questão visa implantar experiências aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem, tendo sempre, como fundamento, agregar conhecimento para os acadêmicos dos cursos envolvidos, possibilitando a gestão e a disseminação do conhecimento entre os saberes. As metodologias de ensino utilizadas permitem a integração dos alunos e possibilitam, ainda, a construção de conhecimento ao entrevistarem os seus mestres, tendo o cuidado de entrelaçar ensino, pesquisa e extensão, buscando aproximar discentes e docentes. Durante a pré-produção, foram realizadas entrevistas as quais foram palco de significativas emoções entre os participantes que puderam, por sua vez, conhecer os principais assuntos apresentados e que serão abordados durante os MiniDoc. Foi possível, nessa primeira etapa, adquirir vivências por meio das histórias contadas pelos mestres e assim, compreender as mudanças da prática e do ensino da medicina. Após esse levantamento, a equipe envolvida planejará a pré-produção que terá como imagens, fotos e ilustrações dos decanos associadas aos depoimentos de amigos pessoais e profissionais, familiares, discentes bem como egressos. Após o término das produções, será realizado evento de lançamento ocasião a qual os decanos envolvidos serão homenageados em solenidade.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.