Metodologias Ativas

um relato de experiência

Autores

  • M. G. Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • L. A. M. Costa Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • P. S. R. Oyadomari Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • O. C. Coelho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • G. H. P. Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. C. P. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • C. C. Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.459.4.2017

Palavras-chave:

metodologias ativas, PBL, TBL, TAPA

Resumo

Como estudantes do curso de medicina do UniFOA, temos contato desde o primeiro módulo com o uso de metodologias ativas, como o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). O PBL é um ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. O TBL foca no aprendizado em equipes e exige um preparatório individual para o trabalho em grupo. O contato com o TBL foi realizado através do Projeto TAPA, com discussões semanais que sintetizavam os principais assuntos abordados na semana por meio de casos clínicos, visando a aplicação dos conceitos integrados, de modo a estimular o raciocínio clínico do acadêmico. O referido projeto visa trazer à luz do conhecimento a utilização de tal ferramenta no processo ensino e aprendizagem do curso de medicina do UniFOA. Vemos justificada tal proposta, uma vez que ambos os métodos colocam o aluno no centro de seu aprendizado, demonstrando melhores resultados quando comparados ao ensino tradicional, pois o aluno identifica suas deficiências podendo focar seus estudos na intenção de corrigi-las. Os resultados finais apontam para que a escolha da metodologia depende da proposta idealizada e que em discussões curtas o melhor método é o TBL, pois é mais imediatista quando comparado ao PBL, que exige mais encontros para conclusão do tema. Consideramos que a efetivação do uso de metodologias ativas as quais retiram o acadêmico de uma posição passiva diante da aprendizagem, em muito contribua com a sua formação médica.

Referências

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Publicado

24-05-2017

Como Citar

Fonseca, M. G., Costa, L. A. M., Oyadomari, P. S. R., Coelho, O. C., Santos, G. H. P., Silva, M. C. P., Pereira, C. C., & Garcia, S. C. M. (2017). Metodologias Ativas: um relato de experiência. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 4. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.459.4.2017

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