Vulnerabilidades biopsicossociais e sintomas de diferentes níveis de depressão, ansiedade e estresse de estudantes de medicina do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.287.6.2019Palavras-chave:
Estudante de medicina, depressão, ansiedade, estresse, DASS-21Resumo
O curso de medicina é potencialmente estressante, tendo, muitas vezes, um efeito negativo sobre o desempenho acadêmico dos alunos e seu bem-estar biopsicossocial. A rotina desgastante do acadêmico faz com que muitos apresentem vulnerabilidade significativa em relação a transtornos como ansiedade, depressão e estresse. Este artigo objetivou avaliar os sintomas de diferentes níveis desses transtornos nos estudantes de medicina do estado do Rio de Janeiro e encontrar associações entre esses níveis com variáveis sociodemográficas, econômicas e acadêmicas. Justificou-se pela presença de transtornos mentais nesse grupo, visto que estão mais suscetíveis a terem uma saúde mental afetada e pelo fato de os sintomas das psicopatologias destacadas serem frequentes, prejudicarem a qualidade de vida e o desempenho acadêmico e poderem acarretar pensamentos suicidas. Tratou-se de um estudo transversal, observacional de caráter quantitativo que irá avaliar os sintomas de diferentes níveis de depressão, ansiedade e estresse por meio de uma versão eletrônica do DASS-21 (do inglês Depression Anxiety Stress Scales) e por perguntas referentes à caracterização sociodemográfica e acadêmica dos estudantes. A pesquisa foi submetida e ao Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos do UniFOA e aprovada sob o número CAAE 91790818.5.0000.5237, no momento, ainda não dispõe de dados conclusivos.
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