Proposta de um Software para o rastreamento de pessoas desaparecidas
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.67.2022Palavras-chave:
Segurança pública, Pessoas desaparecidas, Tecnologias, Desenvolvimento de aplicativosResumo
Esta pesquisa tem a finalidade de atender a expectativa sobre uma dor que muitas pessoas enfrentam em suas vidas, com relação ao desaparecimento de parentes, amigos e conhecidos. Um dos maiores desafios observados é encontrar pessoas que por diversas razões se perdem, resolvem desaparecer ou são sequestradas, afetando consideravelmente a vida de parentes e amigos próximos. Este problema infelizmente carece de tecnologias que auxiliem na divulgação e busca por pessoas desaparecidas com maior velocidade. O objetivo do trabalho é propor um aplicativo denominado HelpMissing que tem a finalidade de auxiliar a sociedade e as forças de segurança pública, aumentando o alcance das informações, facilitando assim a procura dos desaparecidos pelas pessoas envolvidas nas buscas. Outra possibilidade é o registro de novos detalhes e informações sobre os casos a qualquer hora e lugar, fornecendo um local com informações centralizadas sobre os acontecimentos. Para a abordagem e solução do problema, foi utilizada a metodologia Design Thinking. Para o embasamento teórico e conhecimentos sobre as dores dos clientes, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, visando fornecer dados importantes para o projeto. No desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as tecnologias Javascript com framework React Native, que aumentam a produtividade no desenvolvimento da aplicação e o banco de dados Open Source MariaDB para o armazenamento das informações. Os resultados da pesquisa de campo mostraram que a aplicação obteve uma ótima aceitação no público pesquisado. O trabalho se encontra em andamento e espera-se que o aplicativo seja uma ferramenta que irá auxiliar a família e as autoridades competentes na busca por pessoas desaparecidas.
Downloads
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BADIN, Andreia Bunn; KUHN, Priscila Dias, Desenvolvimento da ferramenta SICC: Sistema Inteligente Condominial Colaborativo. 2015. Monografia (Curso de Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2015.
CLAUDINO, Marcus Roberto. Mortos sem Sepultura: O Desaparecimento de Pessoas e seus Desdobramentos. Florianópolis: PalavraCom, 2014.
DUARTE, A., R. Design Thinking na Educação. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Joinville: Univille, p. 01-15, 2018. Disponível em: <https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-thinking-na-educao-29956>. Acesso em: 21 mar. 2022.
FACELI, Katti et al. Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MANZANO, José Augusto N. G. MariaDB 10 Interativo: Gerenciamento de Banco de Dados. São Paulo: Érica, 2015.
OLIVEIRA, Cláudio Luís Vieira; ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana. Javascript Descomplicado: Programação para Web, IoT e Dispositivos Móveis. São Paulo: Saraiva, 2020.
SZELISKI, Richard. Computer Vision: Algorithms and Applications. 2010. 2nd ed. London: Springer-Verlag, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.