Análise da funcionalidade das metodologias XP e DSDM aplicadas no mercado de jogos eletrônicos

Autores

Palavras-chave:

Mercado de jogos, Jogos eletrônicos, Desenvolvimento de jogos, Metodologias ágeis

Resumo

Este trabalho tem por finalidade uma proposta de estudo originada na disciplina de Engenharia de Software, visando atender a construção do conhecimento no assunto referente às metodologias ágeis. Então, se propôs que as equipes analisassem e explicassem de forma simples o funcionamento de duas metodologias, Extreme Programming (XP) e Dynamic Systems Development Method (DSDM), metodologias estas que são utilizadas no mercado de construção de jogos eletrônicos, a base construtiva foi através de pesquisas bibliográficas realizadas em artigos publicados, na análise dos objetos de pesquisa, uma discussão no ambiente acadêmico e elaborando uma conclusão extraída dos materiais de estudos nas bibliografias utilizadas, visando gerar ao leitor melhores proveitos desses métodos e de suas aplicabilidades no mundo de trabalho. Tendo em vista que, essa área deve crescer ainda mais nos próximos anos, através da acessibilidade com o barateamento dos dispositivos móveis e os streamings de jogos, possibilitando que todos possam ter a oportunidade de se divertir, seja de forma casual, lazer ou competitiva. Esse mercado, também traz influências e oportunidades na geração de novas oportunidades de empregos e de relacionamento com outros setores como musical, artístico, cinema e muitos outros, sendo de suma importância o desenvolvimento de estratégias a compreensão do potencial das metodologias para que haja uma ótima sinergia entre todos os interessados neste assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLIFTON, Marc. O que é DSDM. 2003. Disponível: https://www.codeproject.com/ Articles/5097/What-Is-DSDM. Acessado 02 Mar. 2022.

DIAS, Matheus. Metodologia ágil: o que é e porque implementar no seu marketplace. 2021. Disponível: https://www.ideianoar.com.br/metodologia-agil/. Acesso em: 24 fev. 2022.

DIGITÉ. O que é Programação Extrema (XP) e Seus Valores, Princípios e Práticas? 2021. Disponível: https://www.digite.com/pt-br/agile/programacao-extrema-xp/. Acesso em: 28 fev. 2022.

FLOWUP. DSDM: tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia ágil. 2020. Disponível: https://www.flowup.me/blog/dsdm/. Acesso em: 28 fev. 2022.

GOMES, Fabio Rocha. Integrando XP as principais metodologias ágeis. 2019. Disponível: https://www.devmedia.com.br/integrando-xp-as-principais-metodologias-ageis/30989. Acesso em: 15 mar. 2022.

MEDEIROS, Higor. Introdução ao Extreme Programming (XP). 2013. Disponível: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-extreme-programming-xp/29249. Acesso em: 01 mar. 2022.

MEDEIROS, Higor. Modelos de Processos Ágeis: conceitos e princípios. 2014. Disponível: https://www.devmedia.com.br/modelos-de-processos-ageis-conceitos-e-principios/30059. Acesso em: 15 mar. 2022.

RIBEIRO, Isadora. DSDM, um dos exemplos de metodologia ágil. 2017. Disponível: https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/dsdm-um-dos-exemplos-de-metodologia-agil/. Acesso em: 28 fev. 2022.

VIEIRA-SENA, Taísa; TEIXEIRA, Camila; VEIGA, Lilian; RONCALIO, Vanessa Weiss; DUARTE, Gabriela Garcez. PJBL na disciplina de design em malharia retilinea e a interdisciplinaridade com as disciplinas pesquisa e experimentos têxteis e laboratório de tendências. 2016. Disponível: http://www.coloquiomoda.com.br /anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202016/COMUNICACAO-ORAL/CO-02-Ensino-e-Educacao/CO-02-PJBL-NA-DISCIPLINA-DE-DESIGN-EM-MALHARIA-RETILINEA.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

da Silva, M. S. V., Mateus Lucas Franco, Lucas da Silva Souza Corrêa, Gabriel Almeida Pimentel, & Venicio Siqueira Filho. (2022). Análise da funcionalidade das metodologias XP e DSDM aplicadas no mercado de jogos eletrônicos. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)