Aplicação de metodologias ativas no resgate da história dos indivíduos na construção da família e do município de Pinheiral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1893.2024

Palavras-chave:

História de Pinheiral. Roda de conversa. Metodologia ativa

Resumo

As atividades realizadas no CIEP 291 Dom Martinho Schlude, tiveram como objetivo principal promover o resgate das histórias individuais e familiares dos alunos, além de desenvolver a compreensão da importância das memórias pessoais na construção da história do município de Pinheiral, estimular a valorização das histórias de vida e das trajetórias familiares como parte integrante da história local, e promover o resgate de fatos históricos na fundação e construção do município de Pinheiral. O principal evento do projeto foi a roda de conversa realizada na escola, que contou com a presença de figuras ilustres da cidade e autoridades no assunto, que puderam compartilhar com os jovens suas experiências e conhecimentos sobre a cidade. Os alunos também realizaram pesquisas aprofundadas sobre a fundação do local e produziram linhas do tempo representando os principais acontecimentos. No fim das atividades foi possível observar o crescimento no interesse pelas histórias das próprias famílias por parte dos alunos, além de melhor compreensão dos locais mais significativos da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, José D.'Assunção. História local e história regional–a historiografia do pequeno espaço. Revista Tamoios, v. 18, n. 2, 2022.

DA SILVA, Luis Carlos Borges. A importância do estudo de história regional e local no ensino fundamental. REVISTA N. 01 JANEIRO DE 2006, p. 95, 2012.

DE FIGUEIRÊDO, Alessandra Aniceto Ferreira; DE QUEIROZ, Tacinara Nogueira. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. 2012.

DI SANTO, Marcella Suarez et al. Gênero e sexualidade em rodas de conversa: uma análise de projeto desenvolvido no instituto federal de Goiás (ifg), campus Valparaíso. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 101-113, 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Brasil; Rio de Janeiro; Pinheiral: IBGE, 2022.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. 2014.

PEREIRA, Aldiceia Machado. A importância da história local para o ensino de história: um olhar para o município de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, 2011.

PIGOZI, Pamela Lamarca et al. A roda de conversas à luz da práxis freireana e seus impactos na percepção da diminuição do bullying escolar. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220681, 2023.

SANTOS, José et al. Pinheiral: A cidade da gente. [S. l.]: Olhares, outu

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Cardoso Landim, J., do Couto Soares, D., & Vergílio de Queiroz, A. (2025). Aplicação de metodologias ativas no resgate da história dos indivíduos na construção da família e do município de Pinheiral. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1893.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)