Aplicação de metodologias ativas no resgate da história dos indivíduos na construção da família e do município de Pinheiral
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1893.2024Palavras-chave:
História de Pinheiral. Roda de conversa. Metodologia ativaResumo
As atividades realizadas no CIEP 291 Dom Martinho Schlude, tiveram como objetivo principal promover o resgate das histórias individuais e familiares dos alunos, além de desenvolver a compreensão da importância das memórias pessoais na construção da história do município de Pinheiral, estimular a valorização das histórias de vida e das trajetórias familiares como parte integrante da história local, e promover o resgate de fatos históricos na fundação e construção do município de Pinheiral. O principal evento do projeto foi a roda de conversa realizada na escola, que contou com a presença de figuras ilustres da cidade e autoridades no assunto, que puderam compartilhar com os jovens suas experiências e conhecimentos sobre a cidade. Os alunos também realizaram pesquisas aprofundadas sobre a fundação do local e produziram linhas do tempo representando os principais acontecimentos. No fim das atividades foi possível observar o crescimento no interesse pelas histórias das próprias famílias por parte dos alunos, além de melhor compreensão dos locais mais significativos da cidade.
Downloads
Referências
BARROS, José D.'Assunção. História local e história regional–a historiografia do pequeno espaço. Revista Tamoios, v. 18, n. 2, 2022.
DA SILVA, Luis Carlos Borges. A importância do estudo de história regional e local no ensino fundamental. REVISTA N. 01 JANEIRO DE 2006, p. 95, 2012.
DE FIGUEIRÊDO, Alessandra Aniceto Ferreira; DE QUEIROZ, Tacinara Nogueira. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. 2012.
DI SANTO, Marcella Suarez et al. Gênero e sexualidade em rodas de conversa: uma análise de projeto desenvolvido no instituto federal de Goiás (ifg), campus Valparaíso. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 101-113, 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Brasil; Rio de Janeiro; Pinheiral: IBGE, 2022.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. 2014.
PEREIRA, Aldiceia Machado. A importância da história local para o ensino de história: um olhar para o município de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, 2011.
PIGOZI, Pamela Lamarca et al. A roda de conversas à luz da práxis freireana e seus impactos na percepção da diminuição do bullying escolar. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220681, 2023.
SANTOS, José et al. Pinheiral: A cidade da gente. [S. l.]: Olhares, outu
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.