Planejamento estratégico de uma distribuidora de salgados congelados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1817.2024

Palavras-chave:

Balanced Scoredcard. Mapa e Indicadores Estratégicos. Análise SWOT.

Resumo

A comercialização de salgados congelados vem demonstrando uma crescente demanda ao longo do tempo, e isso ficou ainda mais concreto com a crise causada pela Covid-19, onde muitas empresas acabaram encerrando suas atividades, aumentando o número de desemprego no país, e como forma de agarrar essa oportunidade, essas pessoas buscaram abrir seu próprio negócio com vendas de salgados congelados. Logo, esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso com o objetivo central de elaborar um planejamento estratégico em uma distribuidora de salgados congelados localizada na região Sul Fluminense em Volta Redonda-RJ. Inicialmente foram definidos os norteadores estratégicos e construída uma matriz SWOT, definindo suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, seguida da realização de um levantamento de dados a fim de caracterização de clientes, concorrentes e fornecedores, e após foi gerado o mapa estratégico com os objetivos listados dentro de cada perspectiva do Balanced Scoredcard, correlacionado com os objetivos, os indicadores estratégicos. Foram identificados os principais pontos e etapas a serem executados que ajudaram a distribuidora a se diferenciar e se consolidar nos segmentos de distribuidores da região Sul Fluminense, e foi atribuído algumas metas para a continuação do processo de melhoria da distribuidora.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAUCHICK-MIGUEL, P. A. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. 4. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2020.

IBGE. Desemprego durante a pandemia foi maior que o estimado. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/ibge-desemprego-durante-a-pandemia-foi-maior-que-o-estimado. Acesso em: 22 jun. 2024.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento - utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. São Paulo: Editora Alta Books, 2017.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 35. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

SEBRAE. Painel regional: Costa Verde. Rio de Janeiro: Sebrae, 2016.

CRUZ, T. Manual de planejamento estratégico: ferramentas para desenvolver, executar e aplicar. São Paulo: Atlas, 2017.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

da Costa Pereira Torres de Oliveira, J., Ramalho Vieira, T., Oliveira e Silva, J., Nilton Fernandes de Araujo, H., Cardoso Landim, J., Grisol da Cruz Nobre, S., & Aparecida de Oliveira Bubnoff, S. (2025). Planejamento estratégico de uma distribuidora de salgados congelados . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1817.2024

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)