Planejamento estratégico de uma distribuidora de salgados congelados
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1817.2024Palavras-chave:
Balanced Scoredcard. Mapa e Indicadores Estratégicos. Análise SWOT.Resumo
A comercialização de salgados congelados vem demonstrando uma crescente demanda ao longo do tempo, e isso ficou ainda mais concreto com a crise causada pela Covid-19, onde muitas empresas acabaram encerrando suas atividades, aumentando o número de desemprego no país, e como forma de agarrar essa oportunidade, essas pessoas buscaram abrir seu próprio negócio com vendas de salgados congelados. Logo, esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso com o objetivo central de elaborar um planejamento estratégico em uma distribuidora de salgados congelados localizada na região Sul Fluminense em Volta Redonda-RJ. Inicialmente foram definidos os norteadores estratégicos e construída uma matriz SWOT, definindo suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, seguida da realização de um levantamento de dados a fim de caracterização de clientes, concorrentes e fornecedores, e após foi gerado o mapa estratégico com os objetivos listados dentro de cada perspectiva do Balanced Scoredcard, correlacionado com os objetivos, os indicadores estratégicos. Foram identificados os principais pontos e etapas a serem executados que ajudaram a distribuidora a se diferenciar e se consolidar nos segmentos de distribuidores da região Sul Fluminense, e foi atribuído algumas metas para a continuação do processo de melhoria da distribuidora.
Downloads
Referências
CAUCHICK-MIGUEL, P. A. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. 4. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2020.
IBGE. Desemprego durante a pandemia foi maior que o estimado. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/ibge-desemprego-durante-a-pandemia-foi-maior-que-o-estimado. Acesso em: 22 jun. 2024.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento - utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. São Paulo: Editora Alta Books, 2017.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 35. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
SEBRAE. Painel regional: Costa Verde. Rio de Janeiro: Sebrae, 2016.
CRUZ, T. Manual de planejamento estratégico: ferramentas para desenvolver, executar e aplicar. São Paulo: Atlas, 2017.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.