PET-Saúde, Gestão e Assistência

desenvolvimento de um E-book sobre APLV para mães atendidas no Distrito Sanitário 3 de Volta Redonda-RJ

Autores

Palavras-chave:

APLV, Leite materno, Resposta imunológica

Resumo

A Alergia às Proteínas do Leite de Vaca (APLV) é o resultado de uma resposta imunológica anómala que ocorre após a ingestão de PLV, que obedece a mecanismos: mediado por imunoglobulina E (IgE), não mediado por IgE ou de naturalidade mista. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um E-book sobre APLV visando a participação dos alunos integrantes do PET-Saúde, Gestão e Assistência, contribuindo com um material informativo para mães atendidas no Distrito Sanitário 3 de Volta Redonda-RJ. Para a elaboração do E-book, foi utilizado a metodologia de revisão de literatura, buscando reunir informações sobre APLV, suas características clínicas, diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Utilizou-se estudos científicos publicados nos últimos 5 anos em periódicos revisados por pares. O E-book foi desenvolvido pelos alunos integrantes do PE-Saúde, Gestão e Assistência. O produto desenvolvido visou uma abordagem que contribuísse com informações simplificadas para mães atendidas no Distrito Sanitário 3 de Volta Redonda-RJ, além de auxiliar na integração das diferentes áreas da educação em saúde, contribuindo assim, para a interprofissionalidade. No E-book, foi demonstrado que a APLV é a alergia mais comum na primeira infância. Se a mãe consumir o leite de vaca, a proteína contida no alimento poderá passar para o leite materno e a criança com a alergia começará a apresentar os sintomas. Verifica-se que 50 a 70% dos indivíduos apresentam sintomas cutâneos, 50 a 60% sintomas gastrointestinais e 20 a 30% sintomas respiratórios. Sendo assim, conclui-se que o produto em questão, o E-book sobre APLV, certamente representa uma contribuição relevante, cujo o papel foi um ganho tanto para as mães atendidas na UBSF, os preceptores, os alunos, os profissionais, os docentes e a universidade, onde constata-se que todo mundo sai ganhando, fortalecendo esse vínculo com a rede de saúde do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MARTÍN, J.J.D. et al. Documento de consenso en la prevención primaria de alergia a proteínas de leche de vaca en lactantes menores de 7 días de vida. In: Anales de Pediatría. Elsevier Doyma, 2022.

MORAIS, I.F.; MEDEIROS, S.M. PET-Saúde interprofissionalidade: contribuições, barreiras e sustentabilidade da Educação Interprofissional. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220319, 2023.

PÈREZ, A.I.P. Manejo de la alergia a proteína de leche de vaca por los gastroenterólogos españoles. Anales de Pediatría, v.89, n.4, p.222-229, 2018.

TOCA, M.C. et al. Conocimiento sobre el diagnóstico y el tratamiento de la alergia a las proteínas de la leche de vaca por un grupo de gastroenterólogos pediatras en Iberolatinoamérica: resultado de la encuesta del Grupo de Trabajo de Alergia Alimentaria de la Sociedad Latinoamericana de Gastroenterología, Hepatología y Nutrición Pediátrica. Revista de Gastroenterología de México, v.85, v.4, p.382-389, 2020.

TOCA, M.C. et al. Consenso sobre o diagnóstico e o tratamento da alergia às proteínas do leite de vaca da Sociedade Latinoamericana de Gastroenterologia. Revista de Gastroenterología de México, v.87, n.2, p.235-250, 2022.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Cristiane Alvarenga Pedrosa, Josiane Gonçalves L. Rodrigues, Rafael Rodrigues de Almeida, Kamila de Oliveira do Nascimento, Jéssica de Paula Novaes, Rosilea Chain Hartung Habibe, & Alice Rodrigues Feres de Melo. (2023). PET-Saúde, Gestão e Assistência: desenvolvimento de um E-book sobre APLV para mães atendidas no Distrito Sanitário 3 de Volta Redonda-RJ. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1033

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)