UniFOA de Portas Abertas

percepção sensorial e intenção de compras de brownie funcional sem glúten pelos alunos do ensino médio da região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1043.2023

Palavras-chave:

Saudável, Funcional, Brownie, Alimentação

Resumo

Com o aumento constante pela busca cada vez maior da população por uma alimentação mais saudável, os produtos considerados funcionais, tem ganhado destaque na mesa do consumidor. O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção sensorial e intenção de compras de brownie funcional pelos alunos do Ensino Médio da Região, que participaram do UniFOA de Portas Abertas. O brownie foi elaborado no laboratório de Técnica Dietética do UniFOA. O teste de aceitação sensorial foi realizado com alunos do Ensino Médio da Região que participaram do UniFOA de Portas Abertas. Foram avaliados os seguintes atributos sensoriais: a aparência, aroma, sabor, textura e impressão global da amostra. As amostras foram analisadas sensorialmente com a aplicação do teste de comparação, utilizando uma escala hedônica de 9 pontos ancorada nos extremos por “desgostei extremamente” e “gostei extremamente. Também foi aplicado o teste de intenção de compra. Sobre a impressão global observa-se que, 31,93% gostaram extremamente, 49,49% gostaram muito, 10,59% gostaram moderadamente e 7,98% nem gostaram e nem desgostaram. Conclui-se que o desenvolvimento deste brownie funcional apresenta-se como uma alternativa relevante na elaboração de produtos sem glúten, uma vez que contribui para atender a demanda de um público específico, além da variedade e qualidade que se espera para o perfil deste produto.

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Referências

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Márcia Renata da Silva, Alden dos Santos Neves, & Kamila de Oliveira do Nascimento. (2023). UniFOA de Portas Abertas: percepção sensorial e intenção de compras de brownie funcional sem glúten pelos alunos do ensino médio da região. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1043.2023

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

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