Desmame precoce

potencializando o aleitamento materno um relato de experiência Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)

Autores

Palavras-chave:

aleitamento materno, desmame precoce, equipe multidisciplinar

Resumo

Este relato de experiência é resultado da vivência de estudantes bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) realizado no período de agosto de 2022 a julho de 2023 no âmbito da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Jorge no município de Pinheiral. O grupo foi composto por três estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Dentre as ações desenvolvidas destacamos a elaboração de um vídeo educativo abordando o desmame precoce, bem como estratégias fundamentais para garantir o sucesso do aleitamento materno. Os objetivos consistiram em orientar a população sobre a importância de completar o mínimo de 6 meses de amamentação exclusiva; abordar os impactos do desmame precoce; refletir sobre os mitos, as verdades e suas vantagens. Como metodologia realizamos pesquisa bibliográfica de artigos referentes ao assunto com os descritores desmame precoce; desmame correto; aleitamento materno como intuito de selecionar, analisar de forma crítica as referências pertinentes a temática. O vídeo produzido abordou esses assuntos de uma forma simples e interativa e foi disponibilizado através de QRCode na recepção da UBSF para consulta da população usuária do serviço de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALGARVES, T. R., Julião, A. M. S., & Costa, H. M. (2015). Aleitamento materno: influência de mitos e crenças no desmame precoce/breastfeeding: myths and beliefs influence in early weaning. Saúde em Foco,2(1), 151-167.

BRASIL. Nações Unidas. 2019. UNICEF: apenas 40% das crianças no mundo recebem amamentação exclusiva no início da vida. Disponível em:<https://nacoesunidas.org/unicef-apenas-40-das-criancas-no-mundo-recebem-amamentacao-exclusiva-no-inicio-da-vida/>.Acesso em 15 de jun. de 2023.

DA SILVA, J.N. Aleitamento materno: motivos e consequências do desmame precoce em crianças. Revista Artigos.com. 20:1-7, 2020. Disponível em: acesso em: 17 set. 2022

FERREIRA, Cintia Baptista; CHIEPPE, Rafaela. Assistência de enfermagem a amamentação visando reduzir o desmame precoce. Disponível em: < https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/assistencia-de-enfermagem-a-amamentacao-visando-reduzir-o-desmame-precoce.pdf>. Acesso em: 03 de setembro de 2023.

GIORDANI, A.T. Todo profissional de saúde é também um educador?. Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas. Jan./Jun. 2019;3(5):1-2.

MERCÊS, R. O.; SILVA, N. P.; RODRIGUES, M. S.; SANTANA, J. M. Fatores associados à introdução alimentar precoce em um município baiano. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 21(2):243–251, 2022. doi: 10.9771/cmbio.v21i2.49148

SILVA J. N. da. Aleitamento materno: motivos e consequências do desmame precoce em crianças. Revista Artigos. Com, v. 20, p. e4756, 3 set. 2020. Disponível em: < https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/4756/2635>. Acesso em 15 de jun. de 2023.

SILVA, N. O., et al. As principais causas e consequências do desmame precoce: uma revisão integrativa da literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 8(6):125-137, 2021.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Vinícius Rodrigues Escobar, Marluce Shirlei Cordeiro, Rayssa Fernandes Barbosa, Maria de Fátima Rocha Pinto, & Alden dos Santos Neves. (2023). Desmame precoce: potencializando o aleitamento materno um relato de experiência Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1021

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)