Síndrome de burnout e relação com comportamento alimentar

um estudo com profissionais da saúde

Autores

Palavras-chave:

Síndrome de burnout, Comportamento alimentar, Estresse

Resumo

Comportamento é definido como modo de se comportar, de proceder, de agir diante de algo ou alguém, conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação. Sendo assim, entende-se por comportamento alimentar, não somente as observações práticas como, o que, quanto, quando, como e com quem comemos, mas também os aspectos subjetivos que envolvem a alimentação, uma vez que  o comportamento alimentar é repetidamente associado a fatores de risco à saúde. Sabe-se que o estresse esta dentre os fatores que mais afetam a saúde e qualidade de vida de trabalhadores, e se a frequência dos estressores for prolongada, o quadro pode evoluir para a síndrome de burnout, diante do exposto, entende-se a necessidade de associar o Burnout ao comportamento alimentar, pois sabe-se que os fatores pisiquicos influenciam diretamente nas escolhas dos indivíduos, incluindo a alimentação, faz-se fundamental a avaliação de como a sindrome de burnout pode influenciar no comportamento alimentar de profissionais da saúde, identificando a presença da sindrome nos profissionais e avaliando o comportamento alimentar dos mesmos, a fim de analisar a relação entre a sindrome de burnout e o comportamento alimentar. Neste trabalho, foram selecionados até o presente momento 21 profissionais da área da saúde de funcionários de um hospital da rede particular de Volta Redonda – RJ, e foram aplicados três questionários sendo eles voltados para classificação de nivel de desinvolvimento da sindrome de burnout e consumo alimentar, constatou-se que 100% dos participantes possuem algum grau de desenvolvimento da síndrome de burnout, sendo 23,8% em fase inicial e 76,2% no grupo onde o burnout começa a se instalar, este estudo permitiu verificar que a sindrome de burnout tem influencia direta na auto avaliação negativa dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar, como ter uma alimentação saudável. 1°ed. Brasília-DF, 2013.

Campos, M. T. F. de S. A influência do luto no comportamento alimentar e suas implicações nas condutas nutricionais. Universidade Federal de Viçosa, 2016.

FERREIRA, A. B. DE H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. [s.l.] Editora POSITIVO, 2010.

GLÓRIA, M. E.; MARINHO, V. L.; MOTA, D. S. Síndrome de Burnout nos Profissionais da Área de Saúde. Amazônia Science & Health, v. 4, n. 3, p. 29–37, 30 set. 2016.

KLOTZ-SILVA, J.; PRADO, S. D.; SEIXAS, C. M. Alimentação e Nutrição: Do que estamos falando? Physis, v. 26, n. 4, p. 1103–1123, 1 out. 2016.

MATOS, S. M. R. DE; FERREIRA, J. C. DE S. Estresse e comportamento alimentar. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e26210716726, 21 jun. 2021.

NATACCI, L. C.; FERREIRA JÚNIOR, M. The three factor eating questionnaire - R21: tradução para o português e aplicação em mulheres brasileiras. Revista de Nutrição, v. 24, n. 3, p. 383–394, 2011.

Organização Mundial de Saúde – OMS. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Geneva: WHO, 1995.

SILVA, M. L.; DA CONCEIÇÃO REUBENS LEONIDIO, A.; DE FREITAS, C. M. S. M. Prática De Atividade Física E O Estresse: Uma Revisão Bibliométrica. Revista da Educação Física Universidade Estadual de Maringá, 2015.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Milena Penido Coutinho, Mariana Ribeiro Costa Portugal, & Alden dos Santos Neves. (2022). Síndrome de burnout e relação com comportamento alimentar: um estudo com profissionais da saúde. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/136

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)