Implantação de mídias sociais como tics e como ferramenta de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem do curso de medicina do UniFOA após 3 anos de experiência

Autores

  • Renata Magrani Junqueira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • André Ferraz Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Mauro Cezar Tavares de Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Bruna Casiraghi Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Márcio Antônio Arbex Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Rodrigo Cesar Carvalho Freitas Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.693.2.2015

Palavras-chave:

Mídias sociais, educação médica, metodologia de ensino

Resumo

Introdução: Vários estudos demonstram que o jovem brasileiro, postulante a ingressar no ensino superior é um nativo digital e passa horas diárias em frente a computadores, tablets e smartphones conectado às mídias sociais. Não seria interessante transformar todo esse interesse em motivação de estudo? Objetivo: Implantar uma rede social acadêmica digital (RSAD) restrita a discentes, docentes e colaboradores do curso de medicina do UniFOA (MedFOA) e construir um espaço virtual de aprendizagem. Além disso, pretendemos criar parâmetros para demonstrar como o uso da RSAD, que é uma TIC, pode influenciar no desempenho dos alunos ao longo do ano letivo. Relato de experiência: Um aluno pode ficar conectado 1 hora por dia em uma mídia social como a RSAD, o que poderia somar, no final do ano, em até 300 horas de exposição contínua de conteúdos educacionais. Com essa motivação, temos hoje mais de 300 membros ativos que produzem, compartilham e discutem conteúdos técnicos e vivenciais que abarcam as mais diversas áreas de conhecimento. Todo esse processo foi mediado e acompanhado por docentes e está registrado, no período de 1 ano, em mais de 700 fotos, 500 vídeos e 1000 mensagens de blog produzidas. Resultados: Através dos dados gerados pelo Google Analytics, quantificamos as horas que cada aluno passou conectado à rede, o numero de páginas que visitou e enumeramos os conteúdos que foram produzidos, acessados e compartilhados, constatando que a RSAD foi aceita pelos alunos e se tornou um instrumento da prática diária de estudo. Conclusão: Este projeto tem como perspectiva ratificar o uso de mídias sociais como uma ferramenta TIC, tecnologia de informação e comunicação, para o aprimoramento do processo de ensino no MedFOA. O uso dessas mídias pode atrair a atenção dos alunos, aumentar o tempo de estudo, levando-os não apenas a tirar boas notas, como também a gostar de estudar e aprender.

Referências

MORA, J. M., MASETTO T. M., BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; CHIARACI, I. G. D. Das redes sociais à inovação. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p.93-104, maio/ago. 2005.

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Publicado

15-05-2015

Como Citar

Magrani Junqueira, R., Ferraz Fonseca, A., Tavares de Souza, M. C., Casiraghi, B., Arbex, M. A., & Cesar Carvalho Freitas, R. (2015). Implantação de mídias sociais como tics e como ferramenta de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem do curso de medicina do UniFOA após 3 anos de experiência. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 2. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.693.2.2015

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