Monitoria Acadêmica utilizando Metodologia Ativa em Currículo Integrado

Autores

  • Amanda Rangel Macedo Sarzedas Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Otávio Cabral Coelho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Stéfanie Maria Moura Peloggia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Tássio de Faria Huguenin Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Guilherme Henrique Novaes de Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Guilherme Henrique Pento dos Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Bruna Casiraghi Docente do Curso de Medicina. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

-

Resumo

Introdução: A monitoria é uma atividade de auxílio às atividades de ensino e deve estar de acordo com o projeto pedagógico do curso. Desta forma, em um curso com o Currículo Modular Integrado, as atividades de ensino devem priorizar a interdisciplinaridade, integrando os conteúdos e possibilitando uma compreensão ampla e significativa. A utilização da Metodologia Ativa no ensino modifica a sua forma tradicional e coloca os alunos como os principais responsáveis pelo seu aprendizado. A partir disso, a função do professor, ou no caso do monitor, é de mediar a aprendizagem, e não mais transmitir conteúdos. Objetivo: A Monitoria Acadêmica visa a orientar os alunos quanto ao conteúdo apresentado pelos professores do curso de Medicina. A integração da monitoria das disciplinas com conteúdo prático, Anatomia, Neuroanatomia, Imagenologia, tem como objeto melhor preparo dos acadêmicos para a realização das avaliações práticas do currículo modular e a futura compreensão de integração destes conteúdos na avaliação clínica dos pacientes. A utilização da Metodologia Ativa favorece a compreensão e a aprendizagem, buscando desenvolver cada vez mais cedo um pensamento crítico e clínico dos alunos que estão ingressando no Curso de Medicina do UniFOA, permitindo que estes compreendam melhor o que foi apresentado em sala de aula e vejam na prática clínica a importância de cada assunto abordado.

Referências

-

Downloads

Publicado

04-10-2014

Como Citar

Rangel Macedo Sarzedas, A., Cabral Coelho, O., Maria Moura Peloggia, S., de Faria Huguenin, T., Novaes de Souza, G. H., Pento dos Santos, G. H., & Casiraghi, B. (2014). Monitoria Acadêmica utilizando Metodologia Ativa em Currículo Integrado. Congresso Médico Acadêmico UniFOA. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/792

Edição

Seção

Resumos simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)