Monitoria Acadêmica utilizando Metodologia Ativa em Currículo Integrado
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.792.1.2014Palavras-chave:
-Resumo
Introdução: A monitoria é uma atividade de auxílio às atividades de ensino e deve estar de acordo com o projeto pedagógico do curso. Desta forma, em um curso com o Currículo Modular Integrado, as atividades de ensino devem priorizar a interdisciplinaridade, integrando os conteúdos e possibilitando uma compreensão ampla e significativa. A utilização da Metodologia Ativa no ensino modifica a sua forma tradicional e coloca os alunos como os principais responsáveis pelo seu aprendizado. A partir disso, a função do professor, ou no caso do monitor, é de mediar a aprendizagem, e não mais transmitir conteúdos. Objetivo: A Monitoria Acadêmica visa a orientar os alunos quanto ao conteúdo apresentado pelos professores do curso de Medicina. A integração da monitoria das disciplinas com conteúdo prático, Anatomia, Neuroanatomia, Imagenologia, tem como objeto melhor preparo dos acadêmicos para a realização das avaliações práticas do currículo modular e a futura compreensão de integração destes conteúdos na avaliação clínica dos pacientes. A utilização da Metodologia Ativa favorece a compreensão e a aprendizagem, buscando desenvolver cada vez mais cedo um pensamento crítico e clínico dos alunos que estão ingressando no Curso de Medicina do UniFOA, permitindo que estes compreendam melhor o que foi apresentado em sala de aula e vejam na prática clínica a importância de cada assunto abordado.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.