O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) por meio de vídeo-aulas modulares para o Ensino de Ciências da Saúde(Projeto Íris)

Autores

  • G. E. P. Dantas Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • B. P. Sarcinelli Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • P. N. T. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • A. L. D. Belo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • L. F. Resende Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • G. G. Albuquerque Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. R. Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. C. C. Freitas Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.579.3.2016

Palavras-chave:

TICS, Projeto ÍRIS, coeficiente ensino-aprendizagem

Resumo

As TIC são utilizadas para apoiar a aprendizagem científica contextualizada, a aprendizagem de conceitos e/ou processos de difícil visualização, a formação e a atividade dos professores e a interação reflexiva. Dessa forma, a tecnologia é utilizada a partir de uma variedade de recursos tecnológicos para enfrentar problemas educativos encontrados nos contextos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscam melhorar a qualidade do ensino científico, a partir da compreensão de que este não deve se limitar à transmissão de fatos científicos, mas incentivar os alunos a refletir, a se questionar e a construir conhecimentos não apenas no que se refere aos conteúdos, mas também ao pensamento científico. As novas Tecnologias motivam cada vez mais pessoas e instituições de ensino a criarem oportunidades de democratizar e flexibilizar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades de aprendizagem. As TIC, se utilizadas por profissionais capacitados, podem configurar-se em importante estratégia educacional, uma vez que permitem uma interação com o aluno tanto no sentido de apresentar-lhes diferentes conteúdos, quanto na possibilidade de que o aprendiz construa algo novo e aprenda com este processo. Pensando nisso, por meio de projeto desenvolvido por alunos do centro universitário de Volta Redonda no curso de Medicina, foi projetada metodologia voltada para a produção de material educacional voltado para as ciências da saúde, mais especificamente para assuntos da área médica. O projeto foi denominado Projeto Íris e vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo de 2016. Um dos intuitos deste projeto é fomentar formas contemporâneas de aprendizagem, envolvendo os acadêmicos no processo de aprendizagem de uma forma holística quanto ao que diz respeito à forma medica de se pensar, de forma que não se limita ao estático complexo: sala de aula, pondo-os para pensar e refletir sobre novas formas para depreensão dos conteúdos basilares da formação médica. Além disso, a produção de material representa uma produção genuína de material acadêmico de ensino superior, sendo esta submetida a todos os crivos de analise e rigor da produção cientifica. Cada material produzido representa produção inédita para o contexto educacional, podendo ser usada posteriormente para auxiliar em sala de aula e aprimorar as técnicas de ensino. A vantagem do projeto se insere na percepção que ele motiva cada vez mais pessoas e a própria instituição de ensino a criar oportunidades de democratizar e flexibilizar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades de aprendizagem. Sendo assim, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação deve oferecer a possibilidade de reformulação constante dos cursos e de monitoramento da aprendizagem do aluno, tornando seu processo de formação mais completo e dinâmico.

Referências

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Publicado

12-05-2016

Como Citar

Dantas, G. E. P., Sarcinelli, B. P., Silva, P. N. T., Belo, A. L. D., Resende, L. F., Albuquerque, G. G., Souza, M. R., Coutinho, R. E. T., & Freitas, R. C. C. (2016). O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) por meio de vídeo-aulas modulares para o Ensino de Ciências da Saúde(Projeto Íris). Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.579.3.2016

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