“Vem para ser acolhido”

Vídeo para os Calouros de Medicina do UniFOA

Autores

  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. C. T. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. D. T. Cardoso Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • D. B. Gonçalves Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • L. S. Mendes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • V. H. O. Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. P. Mota Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.504.3.2016

Palavras-chave:

medicina e humanidades, acolhimento, tics

Resumo

O curso de Medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) possui estruturação modular e, dessa forma, apresenta eixos transversais que percorrem toda a matriz curricular dos módulos de graduação. Nesse contexto, a faculdade apresenta os eixos em Medicina e Humanidades e em Saúde e Sociedade, que se caracterizam por abarcarem conteúdos e conceitos de cunho humanísticos, sociais e tecnológicos recomendados pelas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais - 2014). Dentro desse viés, de forma interdisciplinar, mostram-se inseridos projetos do núcleo de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) que, por sua vez, contam com a parceria dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. À vista disso, trata-se de um relato de experiência do grupo das TICs, no que diz respeito à criação de uma proposta de vídeo institucional, destinado ao acolhimento dos calouros e visando orientar, ensinar e informar esse aluno de maneira jovem e afetiva. Refere-se à ação relevante do desenvolvimento do projeto através da construção de um roteiro, da pré-produção, produção e pós-produção do vídeo, desenvolvido em parceria com os acadêmicos dos já referidos cursos e, contando ainda, com a participação de diversos docentes que apoiaram a ação e participaram das gravações de forma voluntária. O citado vídeo também conta com o acolhimento da Presidência, Reitoria e da Coordenação do Curso. O vídeo, em sua globalidade, além de propor o acolhimento e a afetividade, também evidencia sua essência acadêmica, onde o calouro vislumbra o curso e sua estruturação a partir do sistema modular. Nesse sentido, temos a apresentação do campus e os laboratórios vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e, ainda, o enaltecimento da prática da interdisciplinaridade, preconizada pelo formato modular da grade acadêmica. Como etapas da realização do projeto apresentam-se: 1) Pré-produção - elaboração de Briefing, visita aos locais de captação de imagem, elaboração de roteiro e Story Board, captação de atores voluntários, criação e produção de Jingle, agendamento de equipamentos e equipe de gravação, dentre outras ações 2) Produção - direção e captação de imagens 3) Edição - edição da produção, finalização e veiculação. Ao final do processo, percebeu-se de forma clara e evidente o divisor de águas que a referida ação representou, visto que todos os envolvidos experimentaram situações que saíram do fictício e se direcionaram para a prática real, de forma equilibrada e satisfatória, representando os benefícios do trabalho em equipe. E, além disso, concluímos também ser possível, através da utilização das tecnologias da comunicação, promover um melhor acolhimento dos alunos novos de nossa instituição.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Coutinho, R. E. T., Garcia, S. C. M., Tavares, M. C. T., Cardoso, M. D. T., Gonçalves, D. B., Mendes, L. S., Pereira, V. H. O., & Mota, M. P. (2016). “Vem para ser acolhido”: Vídeo para os Calouros de Medicina do UniFOA. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.504.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.