O crime de Feminicídio no Brasil
jurídica e social
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1701Palavras-chave:
Feminicídio, Mulheres, Discriminação, Igualdade de gênero, Lei Maria da Penha - Feminicídio, Violência contra mulherResumo
O feminicídio representa um autêntico desafio social e também de saúde pública no Brasil, o qual evidencia a realidade da violência doméstica e da discriminação de gênero, como se pode resolver isto? Aprovada em 2015, a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/15) classifica o feminicídio como um crime hediondo, com penas que variam de 12 a 30 anos de reclusão, sendo mais severas do que as aplicadas no caso de homicídios simples. Dados revelam que, apesar das medidas legais protetivas já existentes, o Brasil ocupa o quinto lugar mundial em ocorrências de violência contra mulheres. Entre os anos de 2007 e 2011, uma mulher era assassinada a cada hora e meia; em 2015, foram registrados diariamente 13 casos desse tipo, muitos executados por parceiros ou ex-parceiros. Este resumo questiona as razões por trás da persistente alta taxa de feminicídios, apontando falhas na implementação da legislação vigente, políticas públicas inadequadas e resistências culturais como fatores determinantes. Além da aplicação efetiva da lei são necessários um apoio policial adequado, políticas educacionais voltadas para igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres para combater efetivamente essa forma de violência.
Referências
DE MELO, Adriana Ramos. Feminicídio: Uma Análise Sociojurídica do Fenômeno no Brasil. Edição Especial. Rio de Janeiro: EMERJ - V. 19 - N. 72, 2016
ARAÚJO, Patrícia de Oliveira Santos, A Análise Jurídica do feminicídio no Brasil: avanços e desafios na efetividade da lei, 2024.
BIANCHINI, Alice. A Qualificadora do Feminicídio é de Natureza Objetiva ou Subjetiva?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.