Uberização

a precarização do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1664

Palavras-chave:

Uberização, Precarização do Trabalho, Trabalho

Resumo

O estudo reflete sobre o processo conhecido como  ̈uberização ̈, isto é; a dinâmica onde a relação de trabalho se concentra em aplicativos e formas autônomas. A exemplo, o motorista e o entregador de aplicativo. Pretende-se discutir, desde a vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até os dias de hoje, sobre as dinâmicas de trabalho no Brasil e como a uberização é consequência do capitalismo tardio e pós fordista. Ademais, verificar a precarização do trabalho resultante desta dinâmica; a sua caracterização ou não da relação de emprego, bem como a ligação entre o desemprego e a uberização. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre Direito e Sociologia do Trabalho a fim de mapear os principais conceitos teóricos, seus fundamentos e sua aplicação. Conclui-se que a precarização do trabalho é um problema estrutural do capitalismo tardio e que, sendo o trabalhador a parte mais vulnerável, a uberização ocorre como fruto do processo histórico existente na relação . O trabalho é algo pertinente a todos. Por esta razão é que se realiza esse estudo. Afinal, estão sujeitos à dinâmica da uberização não tão somente os motoristas e entregadores de aplicativo, mas todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Biografia do Autor

Márcio Vinícius Coelho, UniFOA

Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e também cursando Tecnólogo em Gestão Pública pela UniBF, é membro do Diretório Acadêmico Ayrton da Costa Paiva na função de 2º Diretor de Cultura. É Pesquisador sobre temas jurídicos e sociológicos e também é palestrante.

Apaixonado por música popular brasileira, poesia, literatura e arte, é um jovem de 19 anos buscando colaborar para a construção de um mundo próspero, justo e solidário.

Referências

GIFTED, Álaze Gabriel. A Precarização do Trabalho no Brasil. São Carlos: UFSCar, 2016.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho / Sergio Pinto Martins. - 39. ed. - São Paulo: SaraivaJur, 2023.

ANTUNES, Ricardo. Uberização do trabalho e capitalismo de plataforma: uma nova era de desantropomorfização do trabalho? Análise Social, 248, lviii (3.o), pp. 512-532.

ANTUNES, Ricardo. Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2020.

MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Coelho, M. V., & Pançardes da Rocha, A. (2024). Uberização: a precarização do trabalho. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1664