Uberização
a precarização do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1664Palavras-chave:
Uberização, Precarização do Trabalho, TrabalhoResumo
O estudo reflete sobre o processo conhecido como ̈uberização ̈, isto é; a dinâmica onde a relação de trabalho se concentra em aplicativos e formas autônomas. A exemplo, o motorista e o entregador de aplicativo. Pretende-se discutir, desde a vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até os dias de hoje, sobre as dinâmicas de trabalho no Brasil e como a uberização é consequência do capitalismo tardio e pós fordista. Ademais, verificar a precarização do trabalho resultante desta dinâmica; a sua caracterização ou não da relação de emprego, bem como a ligação entre o desemprego e a uberização. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre Direito e Sociologia do Trabalho a fim de mapear os principais conceitos teóricos, seus fundamentos e sua aplicação. Conclui-se que a precarização do trabalho é um problema estrutural do capitalismo tardio e que, sendo o trabalhador a parte mais vulnerável, a uberização ocorre como fruto do processo histórico existente na relação . O trabalho é algo pertinente a todos. Por esta razão é que se realiza esse estudo. Afinal, estão sujeitos à dinâmica da uberização não tão somente os motoristas e entregadores de aplicativo, mas todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Referências
GIFTED, Álaze Gabriel. A Precarização do Trabalho no Brasil. São Carlos: UFSCar, 2016.
MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho / Sergio Pinto Martins. - 39. ed. - São Paulo: SaraivaJur, 2023.
ANTUNES, Ricardo. Uberização do trabalho e capitalismo de plataforma: uma nova era de desantropomorfização do trabalho? Análise Social, 248, lviii (3.o), pp. 512-532.
ANTUNES, Ricardo. Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2020.
MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.