A efetividade da legislação ambiental municipal na proteção do meio ambiente. Estudo de caso em Volta Redonda/RJ

Autores

  • Francisco Jácome Gurgel Júnior Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ). Docente do Curso de Engenharia Ambiental e Civil do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Palavras-chave:

Efetividade, Legislação Ambiental Municipal, Volta Redonda/RJ

Resumo

A legislação ambiental é sem dúvida alguma um dos instrumentos mais importantes para a proteção do meio ambiente em todas as suas dimensões e manifestações. Sua aplicação integral, aperfeiçoamento e fiscalização é condição indispensável para disciplinar o comportamento humano e sua relação com a natureza, estabelecendo limites, normas e princípios norteadores e regulamentadores que restringem e estabelecem condições e sanções no acesso aos recursos ambientais descritos pela lei federal nº 6.938/81 que trata da Política Nacional de Meio Ambiente. A mera existência do arcabouço jurídico na esfera ambiental não configura necessariamente uma proteção efetiva ao macrobem ambiental e seus microbens, tendo em vista a baixa eficiência dos mecanismos de controle existentes. Nesta pesquisa, pretendesse avaliar a efetividade das leis ambientais municipais existentes e vigentes em Volta Redonda e sua devida aplicação e fiscalização pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no exercício de seu Poder de Polícia e pelo Poder Legislativo local, enveredando pelas fragilidades encontradas pelos órgãos de controle em suas funções essenciais e pela análise das ações tomadas para diminuição da ocorrência de delitos ambientais em sua jurisdição e informação aos munícipes para sua divulgação.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Como Citar

Francisco Jácome Gurgel Júnior. (2024). A efetividade da legislação ambiental municipal na proteção do meio ambiente. Estudo de caso em Volta Redonda/RJ. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1491