Consumo Sustentável e Educação Ambiental
um estudo de caso em escolas da Rede Municipal de Barra Mansa-RJ
Palavras-chave:
Educação ambiental, Consumo sustentável, Barra MansaResumo
A crise ambiental tem mostrado que o padrão de consumo das sociedades ocidentais modernas, além de ser socialmente injusto e moralmente indefensável, é ambientalmente insustentável. Essa constatação mostra a importância da inclusão do tema “consumo sustentável” no contexto da Educação Ambiental, que é força que provocará mudança de consciência e hábitos que serão responsáveis por uma transformação social. Para verificar o real impacto das práticas educacionais sobre o consumo, este estudo objetiva verificar se o consumo praticado pelos estudantes é realizado de modo sustentável. Após revisão bibliográfica sobre consumo sustentável, fez-se pesquisa de campo, tendo como objeto de estudo três escolas do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Barra Mansa-RJ, com a aplicação de questionário junto aos alunos sobre os diversos aspectos de sua relação de consumo. Concluiu-se que as práticas de consumo dos estudantes pesquisados não ocorrem de forma sustentável, mostrando a necessidade de reflexão sobre a forma como o tema “consumo sustentável” deve ser inserido nas práticas de educação ambiental.
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