A Educação como Instrumento de Concretização dos Direitos Humanos, para uma Gestão Democrática Participativa

um estudo de caso

Autores

  • Pablo Jiménez Serrano Doutor em Direito pela Universidade do Oriente Cuba - Professor do curso de Mestrado do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Campus Lorena
  • Gabriel Alves da Silva Júnior Advogado Mestrando em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Campus Lorena (SP)
  • Fabiana Leite Martins Advogada e Aluna especial Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL – Campus Lorena (SP)

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Instrumentos de gestão democrática e participativa, Controle social, Sistema municipal de educação, Direitos humanos

Resumo

No presente ensaio, apresenta-se a Educação como um dos principais mecanismos para a concretização dos direitos humanos e fundamentais. Com base numa pesquisa teórico-doutrinária, discute-se a necessidade da implementação de instrumentos de gestão em políticas públicas educacionais. Aborda-se a gestão democrática e participativa, a partir dos princípios da cidadania e da dignidade da pessoa humana prescritos como fundamentos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art. 1º, incisos II e III) e em relação com as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. Alerta-se que tais princípios hão de ser concretizados com a implementação de políticas públicas elaboradas e vinculadas aos segmentos da sociedade civil, em especial, aos movimentos sociais, por meio de instrumentos de gestão democrática participativa a exemplo do Conselho Municipal de Educação e do Plano Municipal de Educação. Com base num estudo de caso acerca da ação afirmativa na Escola Interativa em São José dos Campos, caracterizam-se as iniciativas e as perspectivas de gestão de Políticas Públicas nesse Município. Nesse sentido, colocam-se em destaque as promissoras experiências compartilhadas entre a Administração Pública e a sociedade civil em face da aplicação de recursos por meio de ações afirmativas a exemplo do programa educacional da Escola Interativa. Usando-se do método exegético-analítico, avalia-se a correspondência existente entre as normas constitucionais, infraconstitucionais e as diretrizes reservadas aos entes federativos relativas ao tema em estudo.

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Publicado

27-02-2024

Como Citar

Pablo Jiménez Serrano, Gabriel Alves da Silva Júnior, & Fabiana Leite Martins. (2024). A Educação como Instrumento de Concretização dos Direitos Humanos, para uma Gestão Democrática Participativa: um estudo de caso. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1488

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