O direito à educação e o princípio da dignidade da pessoa humana

(in) efetividade das políticas públicas educacionais no Brasil

Autores

  • Regina Vera Villas Bôas Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra - Ius Gentium Conimbrigae. Graduada, Mestre em Direito das Relações Sociais e Bi-Doutora em Direito Privado e em Direitos Difusos e Coletivos, todos pela PUC/SP. Professora e pesquisadora nos Programas de Graduação e Pós-Graduação da PUC/SP - coordenando os Projetos de Pesquisas "Direito, Complexidade e risco" e "Fundamentos e efetividade da tutela dos Direitos", integrando o Projeto "Direito Minerário", todos da PUC/SP - e no Programa de Mestrado em Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos do UNISAL-Lorena (SP), integrando o Grupo de Pesquisas “Minorias, discriminação e efetividade de direitos” e o Observatório de Violência nas Escolas (UNESCO/UNISAL). Membro das Comissões de Direito Civil e da Pessoa com Deficiência da OAB/SP. Avaliadora do INEPE
  • Durcelania da Silva Soares Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Palavras-chave:

Direito, Educação, Dignidade da pessoa humana, Políticas públicas educacionais

Resumo

O direito à educação no Brasil é assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil no artigo 6º, como um direito fundamental social, sendo necessário ao pleno desenvolvimento da pessoa humana. Está vinculado à dignidade da pessoa humana, pois consiste em elemento necessário à formação e promoção humana. Contudo o sistema educacional não tem se mostrado satisfatório necessitando de políticas públicas educacionais eficientes e inclusivas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar o processo de concretização do direito à educação no cenário nacional, em especial as políticas públicas desenvolvidas para esse objetivo e a (in)efetividade daquelas, em comparação com outros países. A metodologia adotada é a bibliográfica e documental, em fase de análise de dados.

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Publicado

27-02-2024

Como Citar

Regina Vera Villas Bôas, & Durcelania da Silva Soares. (2024). O direito à educação e o princípio da dignidade da pessoa humana: (in) efetividade das políticas públicas educacionais no Brasil. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1486