Análise do discurso jurídico normativo na educação em direitos humanos
Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Análise do DiscursoResumo
Direitos humanos é, em essência, desde a história antiga, a própria evolução do homem mediante a conscientização dos direitos protetivos à liberdade e igualdade de todos perante a lei, independente de cor, etnia, sexo, crenças etc. No mundo habitado por diversidades múltiplas, em franco processo de globalizações, a educação em Direitos Humanos possui importância vital, pois rompe as fronteiras. Firma-se em uma educação ininterrupta em prol da evolução social, voltada para a observação das realidades culturais e se abre à modificação e solidificação de valores morais e éticos na sociedade. A educação imbui a cultura ao respeito e à dignidade humana na sua pluralidade de formas e gêneros. O objetivo deste trabalho é mostrar a relevância da educação no processo da edificação, consagração universal e indivisível dos Direitos Humanos, Cidadania; elencados na Carta Magna de 1988, na análise do Discurso Jurídico normativo e demonstrar o papel de cada pessoa na tarefa do educar (dever) e ser educado (direito), no desenvolvimento dessa nova concepção de cidadania conforme a Declaração Universal de 1948.
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