Análise do discurso jurídico normativo na educação em direitos humanos

Autores

  • Paulo Cuconato Mestre em Direito, e Bacharel em Direito. Centro Universitário Geraldo di Biasi – Faculdade de Administração de Volta Redonda
  • Dener Martins dos Santos Pós–Doutor em Engenharia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Centro Universitário de Barra Mansa

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Análise do Discurso

Resumo

Direitos humanos é, em essência, desde a história antiga, a própria evolução do homem mediante a conscientização dos direitos protetivos à liberdade e igualdade de todos perante a lei, independente de cor, etnia, sexo, crenças etc. No mundo habitado por diversidades múltiplas, em franco processo de globalizações, a educação em Direitos Humanos possui importância vital, pois rompe as fronteiras. Firma-se em uma educação ininterrupta em prol da evolução social, voltada para a observação das realidades culturais e se abre à modificação e solidificação de valores morais e éticos na sociedade. A educação imbui a cultura ao respeito e à dignidade humana na sua pluralidade de formas e gêneros. O objetivo deste trabalho é mostrar a relevância da educação no processo da edificação, consagração universal e indivisível dos Direitos Humanos, Cidadania; elencados na Carta Magna de 1988, na análise do Discurso Jurídico normativo e demonstrar o papel de cada pessoa na tarefa do educar (dever) e ser educado (direito), no desenvolvimento dessa nova concepção de cidadania conforme a Declaração Universal de 1948.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Como Citar

Paulo Cuconato, & Dener Martins dos Santos. (2024). Análise do discurso jurídico normativo na educação em direitos humanos. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1482