A Indústria do Dano Moral

favorecimento ou Inibição ao Pequeno Consumidor

Autores

  • Bruna Peixoto Guimarães Drei Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Pesquisa visando levantamento de material para o TCC
  • Maria Cristina Alves Delgado de Ávila Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano (Unisal); Docente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM); Pesquisadora do NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"

Palavras-chave:

Direito do consumidor, Dano moral, Efetividade da justiça, Prestação jurisdicional

Resumo

A presente pesquisa objetiva proceder à análise de como o Poder Judiciário brasileiro vem enfrentando os valores deferidos a título de danos morais nas relações jurídicas consumeristas de pequena monta, de forma a demonstrar se há ou não condenação em danos morais que realmente representem a efetividade da aplicação da justiça, especialmente em caráter pedagógico-punitivo pela má prestação de serviço. A pesquisa se dará de forma documental e por meio de consulta a material bibliográfico. O tema se torna relevante a partir do momento em que se percebe que, de uma forma geral, devido à banalização da condenação em danos morais, esta se tornou pano de fundo para sentenças com condenações ínfimas que, na realidade, não serviriam para atender à efetividade que o consumidor de menor poder aquisitivo espera do Poder Judiciário, acabando, assim, por fragilizar a visão por parte desses atores sociais relativamente à prestação jurisdicional.

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Bruna Peixoto Guimarães Drei, & Maria Cristina Alves Delgado de Ávila. (2024). A Indústria do Dano Moral: favorecimento ou Inibição ao Pequeno Consumidor. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1459

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