Constitucionalismo Contemporâneo e o Direito à Educação

a efetividade das Políticas Públicas do Direito à Educação

Autores

  • Flávio Corrêa Coutinho Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano, UNISAL – Lorena. Professor do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM

Palavras-chave:

Direitos Sociais, Políticas Públicas, Educação

Resumo

O presente estudo percorreu o caminho das discussões principiológicas sobre a proteção integral, da dignidade da pessoa humana e do melhor interesse da criança e do adolescente, sob o foco educacional. Está claro que mesmo com a obrigatoriedade constitucional da efetividade prática dos direitos fundamentais, principalmente dos direitos sociais, como o direito à educação, o poder estatal ainda é negligente e omisso em sua efetivação. Outro fato relevante é que as políticas públicas devem ocorrer de forma gradativa e cumulativa, que partem de um amadurecimento entre o poder estatal e uma participação efetiva da sociedade. Contudo, foi possível detectar, atualmente, que houve uma evolução na prestação dos direitos sociais, principalmente no direito à educação, mas estamos longe de alcançar a plenitude do mandamento constitucional pátrio a fim de alcançarmos uma sociedade, justa, livre e solidária.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Flávio Corrêa Coutinho. (2024). Constitucionalismo Contemporâneo e o Direito à Educação: a efetividade das Políticas Públicas do Direito à Educação. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1436

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)