Direito, Educação e Consciência. Jurídica

Autores

  • Daniela Aparecida Campos Geraldo Discente do Curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM
  • Elizabeth da Silva Barros dos Anjos Discente do Curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM
  • Pablo Jiménez Serrano Doutor e professor do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA e do Programa de Mestrado em Direito do Unisal, Lorena, SP

Palavras-chave:

Direito, Direito à Educação, Consciência Jurídica

Resumo

No presente artigo aborda-se a relevância da educação no processo de formação da consciência do ser humano. O tema tem sido alvo de inúmeras discussões que influenciaram o interesse pela idealização de uma metodologia de ensino que permita aos educadores a valorização do contexto escolar, em face da preparação do educando para a vida. Investiga-se um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade moderna: a falta de consciência social, que estimula a violência, a desobediência e a corrupção, estimulando, ainda, a desistência da formação escolar, comprometendo a efetividade do processo jurídico-educacional e profissional. Conclui-se que o grande desafio da educação moderna é a edificação dos valores morais, a partir do diálogo entre as ciências sociais, a saber, a Educação, a Filosofia e o Direito, em face do respeito e da justiça social.

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Daniela Aparecida Campos Geraldo, Elizabeth da Silva Barros dos Anjos, & Pablo Jiménez Serrano. (2024). Direito, Educação e Consciência. Jurídica. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1434